quarta-feira, 27 de abril de 2011

CLIENTE VIP


O flu não é mais um freguês, tornou-se cliente VIP do mengão.

domingo, 24 de abril de 2011

OLHA O BONDE DO MENGAO SEM FREIO


Cuidado com o bonde do mengão sem freio. Ele é perigoso. Ele atropela. Ele pega. Tenha muito cuidado antes de sair de casa.

ENFEITANDO A NAU VASCAÍNA


Desde logo vamos enfeitar a nau vascaína para não se perder tempo, afinal de contas ser vice é epecialidade deles. Até domingo na comemoração.

ADIOS GUERREIROS II


Os guerreiros sempre que vêm o manto sagrado entregam as armas. Dessa vez não foi diferente.

Agora vamos pegar o time que já é acostumado a eternamente vice. O resultado eu já sei qual é.

Vamos deixar de lado o campeonato carioca e cuidar da Copa do Brasil.

ADIOS GUERREIROS.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O FUTEBOL E A POLÍTICA


O que tem a ver o futebol com a política? Em princípio, nada, no entanto, algumas correlações me levam a escrever sobre tal tema.

Enquanto a política tem por fundamento a organização do Estado, busca por melhores condições sociais de vida ao povo, dignidade da pessoa humana dentre tantos outros, o futebol tem por objetivo maior, a conquista. Mas, no fundo são fundamentos diferentes com um mesmo objetivo, vez que a conquista, sempre foi e será o ponto de chegada de qualquer homem.

O interessante nisso tudo é que nós, torcedores e eleitores, nos colocamos de maneira diversa em relação aos dois temas.

Enquanto torcedores: xingamos, protestamos, opinamos, nos manifestamos, exigimos saída muitas vezes de um jogador, de um técnico, de um dirigente, viramos técnicos, chamamos a responsabilidade para nós. E o engraçado é que muitos se envolvem nessa discussão. Acima de tudo queremos profissionalismo e compromisso de todos aqueles que dirigem nossas agremiações, mesmo porque essa é a chave para o sucesso.

E eu pergunto: apesar da imensa paixão que temos por nossos clubes, que conquista maior essa tal paixão nos traz a não ser apenas satisfazer o nosso ego voltado tão somente para a conquista?

Em um paralelo com a política, nós cidadãos de um modo geral, não damos tanta importância a política desenvolvida em nosso País - que tem justamente o condão de trazer melhores condições de vida para todos – quanto damos ao futebol.

Infelizmente não exigimos, não protestamos, não manifestamos, não confrontamos alguém que tem o dever e a obrigação de trazer melhores condições de vida para nosso povo e é justamente por esse motivo que os amadores (políticos) sem qualquer tipo de comprometimento e profissionalismo continuar mandando e desmandando.

Alguns cidadãos ficam alheios, outros se escondem, outros têm medo e alguns poucos se sacrificam por toda a massa. Esses que reclamam, que exigem, que protestam são os chatos. E a retórica de quem é cobrado ainda convence os cidadãos de bem de que aqueles que criticam são um calo no pé e que por esse motivo não merecem credibilidade.

Nós, como cidadãos, temos sim, o direito de exigir, sejamos torcedores ou eleitoress, uma vez que nós buscamos sempre as conquistas. O que está faltando é coragem em todos nós de mudarmos essa página de amadoristas.

Estamos precisando da força da nossa sábia juventude xapuriense.

Nosso povo sempre se mostrou forte, vencedor. Nossos jovens xapurienses têm que tomar consciência que num futuro próximo serão eles que vão ter que assumir a administração do nosso município e o espírito de bravura tem que ser manifestado desde cedo, evidentemente dentro da legalidade.

Chegou a hora de mandarmos prá casa os parasitas que não se preocupam e não se manifestam a respeito dos problemas de nossa cidade,. Alguns por não terem conhecimento, outros por não terem capacidade e muitos por não terem compromisso.

Temos que deixar de ser mais torcedores e sermos mais cidadãos. E nada melhor de que essa consciência se iniciasse por nossa juventude antes que o árbitro desse o ponto final da partida.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grande Éden,

Lendo no seu blog, o saudável paralelo entre futebol e política, resolví escrever um comentário, como não consegui colocá-lo no próprio blog, segue abaixo, via email. Continue tornando públicas suas idéias e sugestões através do seu blog. Boa sorte,

Eduardo.

Cara, gostei desse texto, simples, mas, LADINO, (como diria meu avô Potiguar, lá do sertão do RN). Ótima comparação, o texto é um incentivo, uma idéia, um precedente altamente motivador, se lido, e levado literalmente ao pé da letra, afinal o que custa cobrar da classe política dirigente atual, mais ações, mais compromissos, mais seriedade e transparência, em benefício dos povos que os elegeram?...que afinal, somos todos nós!! Se essa cobrança, essas tomadas de posições, são praticamente espontâneas, no futebol, vamos fazer o mesmo com os políticos, de maneira ampla geral e irrestrita. Guardadas as devidas proporções históricas e geográficas, isso me lembra agora, me passa na cabeça nesse momento, a largada da luta pelos direitos civis americanos, nos idos de 1955, quando uma senhora chamada Rosa Parks, cansou de ser discriminada por ser negra e ter de ceder lugar a brancos num ônibus no Alabama. Para efeito informativo, o link abaixo tem um resumo dessa história.

http://www.infoescola.com/biografias/rosa-parks/

Talvez eu esteja exagerando com esse exemplo, mas isso não me incomoda, trazendo para mais perto da nossa era, vide exemplos de protestos e exigências que levaram mudanças na Tunísia e no Egito, e olha que lá as ditaduras eram violentíssimas.

Bem, aqui a coisa não é tão braba, mas há muito o que fazer e exigir. VAMOS COMEÇAR?

Eduardo de Souza.


terça-feira, 19 de abril de 2011

TEMOS O DIREITO DE EXIGIR

Para que depois não me venham críticas por eu ter pedido votos em Xapuri para o meu amigo particular Jamyl Asfury, quero deixar claro aos munícipes de nossa cidade, por termos tido 59 votos, todo o direito de também exigir do mesmo que olhe por nosso município.

Já tive uma conversa com o Deputado o qual se prontificou a ir a Xapuri com o objetivo de deixar à disposição do Prefeito de nossa cidade o mandato de maneira que venha a beneficiar o povo de nossa terra.

Quero deixar claro que este espaço é democrático e temos o direito de exigir de qualquer um candidato que foi a Xapuri e conseguiu votos. Não podemos em hipótese nenhuma nos calar. Temos que incomodar com o objetivo de melhorias para nossa cidade e isso cabe a cada um de nós, filhos de Xapuri.

domingo, 17 de abril de 2011

Sugestão

Sugiro aos amigos blogueiros de Xapuri - uma vez que não posso acompanhar as sessões - que acompanhem as sessões da Câmara Municipal de Xapuri, para ver a atuação dos edis daquela casa. Entendo que os nobres amigos têm suas ocupações mas fica uma sugestão interessante.

Hoje entrei no site do oaltoacre.com e fiquei satisfeito ao ver que o mesmo publica tudo o que foi tratado nas sessões realizadas nas Câmaras de Brasileia e Epitiolândia.

Tal sugestão tem por objetivo ver o que realmente os mesmos fazem por nossa população naquela Casa, uma vez que não temos notícia de nada.

Fica a sugestão aos amigos blogueiros.

sábado, 16 de abril de 2011

CRITICANDO COLEGA DE PROFISSÃO

Fiscais multam para aparecer, afirma Manoel Moraes


O deputado Manoel Moraes (PSB), que é do quadro de servidores do Ibama no Acre, disse que foi chefe de Fiscalização entre 2002 e 2005 e, neste período nunca foi lavrada uma multa porque há divergências na legislação. Segundo ele, tanto os fiscais do Ibama como do Imac costumam, às vezes, emitir multas com valores altos como forma de aparecer. “Não estão nem um pouco preocupados se o produtor pode perder suas terras, seus carros”, comentou. Moraes relatou que esteve no final de semana visitando o Alto Acre em companhia de diversos secretários de Estado e viu muita coisa boa acontecendo, mas que gostaria de usar seu tempo na tribuna falando de suas atividades junto ao setor madeireiro.

Ele comentou que os marceneiros foram uma das classes mais perseguidas e humilhadas no Estado pelos fiscais do Ibama e do Imac. “Por mais de cinco vezes eu me reuni com o Imac e o Ibama para encontrar uma solução”, disse Moraes, anunciando que o Imac deixará de emitir licenciamento para a instalação de marcenaria, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Indústria.

Outra preocupação dos marceneiros, segundo Manoel Moraes, era comprar madeira de plano de manejo, por isso, ele apresentou projeto de lei determinando que 2% de toda a madeira destes projetos sejam destinadas às marcenarias locais. Além disso, os marceneiros que trabalham em suas casas, nos fundos de quintais, têm problemas para obter licenciamento e que a Aleac tem poder para solucionar esse problema através de projeto de lei.

Manoel Moraes afirmou que perdeu muitos votos nas eleições passadas porque fiscais ambientais distribuíram multas nos municípios em que se concentra sua base eleitoral e disseram que a ordem partiu dele. Moraes ainda fez um apelo para que o governo do Estado interceda junto ao Ibama para mudar a superintendência.

Para finalizar, o deputado alertou que a audiência pública proposta pelo deputado Walter Prado para discutir as multas já aplicadas pode não dar resultados porque só uma lei pode modificar outra.

Obs. matéria extraída do site oaltoacre.com


COMENTÁRIOS: Para os fiscais e "colegas" do Deputado é um golpe baixo. Pergunto como pode um colega de profissão criticar um outro. Deveriam os fiscais serem criticados se por ventura estivessem cometendo algum ato ilícito, o que não ocorre no caso.

Concordo, plenamente, que a legislação ambiental é muito voraz com os pequenos produtores e agricultores ao cobrar multas exorbitantes, aliás isso já deveria ter sido revisto.

Esqueceu o Deputado que não cabe aos fiscais decidirem se multam ou não, caso esteja ocorrendo um crime ambiental, mesmo porque se assim não agirem estarão sendo omissos e por esse motivo, podem responder tanto uma ação penal, quanto uma processo administrativo.

Deveria o Deputado, ao contrário de ficar criticando os colegas de trabalho, começar a discutir junto com as entidades constituídas, bancada federal e estadual uma forma de mudar a legislação, porque ficar no blá-blá-blá, criticando sem mudar a lei não vai adiantar.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A SAÚDE EM XAPURI


Em Xapuri, Hospital atende em condições precárias

Qua, 06 de Abril de 2011 11:32

Ao atendimento aos pacientes no Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri, está comprometido e deixando a população insatisfeita.

A situação foi denunciada na sessão desta quarta-feira (6), pelo deputado Chagas Romão (PMDB), que esteve no último fina de semana visitando aquele município.

Durante discurso na tribuna da casa, o deputado disse que o clima de incerteza por conta da não nomeação definitiva do diretor daquela unidade de saúde, acaba por atingir o desempenho de toda a equipe no atendimento á população.

“A situação lá não é das melhores. Os servidores do hospital estão trabalhando com certa insatisfação, e isso gera demora nos atendimentos. Desde o inicio dessa gestão que os servidores aguardam a nomeação do diretor implantar o novo modelo de gestão”, disse o deputado.

O líder do governo na casa, deputado Moisés Diniz (PC do B), disse que o diretor que hoje ocupa o cargo está exercendo a função interinamente.

“Todos foram nomeados interinamente, mas eu reconheço que essa iterinidade trás um certo clime de insegurança”, disse o líder do governo.

Jairo Barbosa - jbjurua@gmail.com


Extrai esta notícia do AC24horas e cabem alguns comentários.

A falta de um administrador estável não é o motivo que faz com que a saúde de Xapuri não funcione bem, como a própria população tem conhecimento. Da forma como está colocada a questão até parece que o grande culpado é o administrador interino .Esssa é a típica conversa prá boi dormir.

Em verdade a saúde em Xapuri não funciona em primeiro lugar face o reduzidíssimo número de médicos; em segundo lugar pela falta de equipamentos e medicamentos e finalmente pela situação de penúria que se encontra o Hospital.

Meses atrás, eu, pessoalmente, fiz uma visita ao Hospital, coincidentemente em um dia em que chovia muito em Xapuri e encontrei aquela Unidade de Saúde totalmente alagada. Um funcionário da mesma chegou a comentar que era normal em dia de chuva aquilo acontecer.

O segundo comentário que quero tecer é o fato da Câmara Municipal de Xapuri não ter se manifestado sobre tal fato. Nunca vi qualquer ato nesse sentido por parte dos representantes municipais nos meios de comunicação do Estado.

E finalmente, não esqueçamos que o Senhor Manoel Moraes foi eleito para representar nossos munícipes e assim como os vereadores de Xapuri não vi qualquer manifestação na imprensa a respeito. Aliás, o Deputado tem até mais poder para reclamar dessa situação que propriamente os Vereadores de Xapuri. Vale ressaltar que o mesmo reside ao lado do Hospital.

Como diz Boris Casoy - Isto é uma vergonha.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Mira já está curtindo a Presença de Deus

Este é o momento mais difícil de se dirigir a alguém, principalmente aos familiares da Mira.

Não quero aqui apontar culpados, mas simplesmente dizer aos familiares da Mira que a mesma não vai mais estar entre nós, porém, com toda a certeza estará para sempre em um lugar muito especial que é ao lado do Criador.

Infelizmente nossas vidas são assim mesmo, nunca nos preparamos para as surpresas, principalmente essas.

Tem uma canção evangélica do Chagas Sobrinho que diz: "Eu louvarei ao Senhor na Alegria ou na Dor", onde a mesma diz que independente do que venha a acontecer tem um Deus do Céu olhando por todos nós.

Que a mira curta essa nova vida na presença de Deus... e que seus familiares confortem seus corações na certeza de que ela está ao lado do Pai e feliz da vida.


Foto extraída do Blog: Xapuri Agora

domingo, 3 de abril de 2011

NO POPULAR - ACRELANDIA ESTA FERRADA.

Delegacia de Acrelândia será revitalizada, diz Moisés

Sáb, 02 de Abril de 2011 18:26

O deputado Moisés Diniz (PCdoB), líder do governo na Aleac, disse que, em Acrelândia, existem 4 agentes de polícia civil e que, amanhã, 2, estará sendo lotado mais um agente no município.

Sobre a participação da PM na delegacia de polícia, informou que a Polícia Militar trabalha de forma integrada no mesmo prédio aonde atua a polícia civil.

O líder do governo informou ainda que, a partir do início da próxima semana, estará sendo iniciada uma reforma física na delegacia de Acrelândia.

“Nós reconhecemos que há uma deficiência de pessoal na Polícia Civil, mas, em breve, o governador Tião Viana anunciará boas notícias nessa área”, informou Diniz.

Ray Melo, de Rio Branco

A reportagem mostra o quanto as autoridades de nosso Estado estão preocupadas com a segurança. Vejam os senhores que, conforme afirma o Deputado Moisés, o município tem quatro agentes de polícia civil. Levando-se em consideração que toda Delegacia de Polícia tem plantão policial, fazendo um cálculo bem rápido, cada plantonista tem o direito de 72 horas de folga, no caso, só no plantão serão necessários quatro agentes de polícia, restando apenas dois para fazerem os trabalhos de investigação. Realmente, a lotação de mais dois policiais civis na cidade de Acrelândia vai resolver todo o problema que ali ocorre. Vou no popular - ACRELANDIA E O ACRE ESTÃO FERRADOS.

EXPLIQUEM-ME POR FAVOR.

Como todos sabemos, infelizmente, a nossa de Câmara de Vereadores e zero à esquerda é a mesma coisa, gostaria que o Presidente da mesma, informasse até para que seja publicado neste blog, uma vez que Xapuri tem sérios problemas em relação ao consumo de drogas ilícitas, o motivo pelo qual até hoje não foi criado em nosso Município o Conselho Municipal de Entorpecentes. Falta de competência, falta de vontade política ou desconhecimento, pergunto.


INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DO DEPUTADO MANOEL MORAES.

Realmente as informaçãoes são preliminares, fique certo que terá mais "espelho" da atuação parlamentar do deputado. Quanto a comissão não podemos concordar com sua opiniáo, embora a respeitemos,pois a comissão é de suma importancia e o deputado fará todo o trabalho que estiver ao alcance dele fazer.Quando voce diz que é a comissão que menos importancia se dar, nem por isso é a que tem menos valor. Uma pena que o trabalho legislativo de bastidores tenha valor inversamente proporcional a exposição desnessária das picuinhas politicas.Mas todavia esse assunto merece ser melhor discutido com o tempo adequado
Edem quero q saiba q estamos preparando um jornal para marcar os 100 dias de atuação parlamentar e fazemos questão de lhe entregar um em mãos enquanto poderemos tomar um cafezinho juntos, pois vejo que seu interesse pelo legislativo é justo e verdadeiro. Considero seus comentários pertinentes e quem sabe poderiamos conversar sobre tudo isso.
Ficamos certos de que na segunda eu preparo um release para voce e se for oportuno poderá publica-lo.

obrigada


Em 2 de abril de 2011 15:53, Eden Barros Mota Mota <edenmota@hotmail.com> escreveu:

Gina obrigado pelas informações preliminares. Entrei tanto no site que vc indicou bem como no blog do Deputado. Sinceramente, achei muito genérica sua informação de que o mesmo está desenvolvendo um trabalho fundamental para o homem do campo, infelizmente vc não apontou qual. Em relaçao a Comisssão de Legislação Agrária, Fomento, Agropecuária,industria e comércio, Ciencia e tecnologia e meio Ambiente do qual o Deputado faz parte, vou te dizer que é uma das que menos tem importância na ALEAC, senão a que ninguem dá muito valor, INFELIZMENTE, pq para um Estado como nosso que vive tão somente de renda pública a iniciativa privada seria uma grande solução, senão a melhor solução, no entanto, espero que o mesmo faça um bom trabalho à frente da mesma e realmente trabalhe por nossa cidade, pq de ladainha política já estamos cheios. Portanto minha querida, gostaria que vc me falasse com mais clareza até para publicacao no meu blog do que realmente ele está fazendo pelo homem do campo. Estou no aguardo de sua resposta para publicaçao.



--

sábado, 2 de abril de 2011

ALGUÉM SABE?

Alguém sabe o que o representante de Xapuri MANOEL MORAES está fazendo por nosso Município na Assemebléia Legislativa do Acre?. Prá não ser injusto e não falar besteira vou procurar saber junto a ALEAC. Por gentileza se alguém souber de alguma coisa informe. Busquei no BLOG do mesmo alguma informação e o mesmo se encontra em branco. Quero dizer que estamos de olho no que está sendo feito ou deixando de ser feito pelo representante que o povo de Xapuri elegeu. Merecendo elogios, elogiaremos, mas se merecer críticas vai receber do mesmo jeito.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

INCLUSÃO SOCIAL

Oportunidade é algo que jamais pode ser desperdiçada, principalmente quando se tem a possibilidade da mesma ser benéfica para nossas vidas.


No final do ano passado estive em Xapuri e fui até o Forró do meu amigo e irmão JUVENAL AQUINO. Chegando ao local encontrei em estado deplorável, pelo vício do álcool, o "Chocolate", peão de boiadeiro que findou fixando residência em nossa cidade.


Ante aquele fato nada agradável, ao retornar para Rio Branco, o trouxe e o internei na Casa de Recuperação APADEQ.


Infelizmente, passado pouco mais de uma semana que o mesmo se encontrava internado, recebi a informação dos diretores da APADEQ que o cliente o qual eu tinha apresentado para recuperação havia retornado para Xapuri.


Poucos dias depois, infelizmente, recebi a informação que o mesmo havia falecido. Infelizmente, nosso amigo "Chocolate" não aproveitou a oportunidade que a APADEQ lhe deu.


Fica no ar a seguinte pergunta: apesar de termos problemas com drogas lícitas e ilícitas há muito tempo, qual o motivo - isso especificamente em relaçao à Xapuri - que leva aos governantes a não terem criado até hoje em nossa cidade um programa de inclusão social para essas pessoas.


Entra administrador, sai administrador e problemas como esses, que mexem com a necessidade de ajuda por parte do poder público, bem como da própria população, fica ao "Deus dará". Nossa sociedade de um modo geral verifica tais problemas e em vez de tentar se sensibilizar para ajudar de alguma forma - mesmo que seja com palavras de incentivo -apenas critica o coitado do bêbado ou do viciado em droga.


O grande problema é que enquanto o problema é dos outros é melhor de ser resolvido. O problema é quando a situação se dá dentro de nossas casas.


Xapuri é uma cidade pequena, com um número muito reduzido de pessoas que têm problemas tanto com o álcool, quanto com as drogas ilícitas. Imagino que se fizesse um projeto voltado para a inclusão social dessas pessoas, ainda daria tempo de resgatarmos muita gente. Pena que as autoridades que dirigem nossa cidade não vêm isso com outros olhos.


A própria Secretaria de Cultura de nosso município vive em uma inércia total. Não faz absolutamente nada que incentive os jovens de nossa cidade.


O máximo que faz por ano é um campeonato municipal de futebol de campo e salão para adolescentes e adultos, onde poderia se fazer muito mais.


Trabalhar em cultura não é simplesmente trabalhar com futebol. Temos vários outras modalidades que podem ser executadas, no entanto, o que falta é criatividade e acima de tudo falta de vontade, atrelada à falta de capacidade.


Posso até estar enganado e espero que esteja, no entanto, nunca vi na lei de incentivo à cultura do Estado do Acre um projeto feito pela Secretaria de Cultura de nossa cidade. Vi sim particulares de Xapuri apresentarem projetos e serem aprovados, os quais parabenizo nesse momento.


Acaso nos esforçássemos um pouco mais, nossa realidade seria outra. No entanto, quanto não se tem força de vontade e disposição, tudo fica mais difícil.