quinta-feira, 4 de março de 2010

Chapolim Colorado é a solução

Xapuri sofre hoje a típica falta de planejamento. Em nossa história, todas as administrações, sem exceção, foram desastrosas. Nunca foram planejadas. E aí vem uma pergunta: de quem é a culpa?

A culpa em primeiro lugar, atribuo aos partidos políticos de nossas cidade que planejam apenas disputas políticas-partidárias e não desenvolvimento. E quando falo culpa dos partidos políticos, culpo aí, tanto a situação, quanto à oposição.



É comum em Xapuri, os candidatos serem escolhidos faltando seis meses para as eleições. Nada contra quem aponte o candidato próximo ao pleito, desde que o partido político tenha se reunido ao longo dos quatro anos e coloque em prática o plano de trabalho que foi pensado durante esse tempo.


Para os amadores politicos de Xapuri, fazer política é simplesmente escolher um candidato - ou empurrar um goela à dentro - e lançá-lo. Mas se formos perguntar a esse partido ou candidato indicado se os mesmos fizeram algum tipo de planejamento, com certeza a resposta será não.


O acima apontado, está mais do que claro na atual administração xapuriense. Infelizmente a mesma não se planejou e simplesmente está "mais cega do que cego em tiroteio" ou "mais perdida do que cachorro de mudança". Não sabe o que fazer, pois se soubesse já teria pelo menos feito o mínimo.


Esta semana me comentaram que os seguidores da atual administração, ficam chateados quando exponho aqui minhas opiniões, inclusive dizendo que não tenho o direito de reclamar, porque quase não ando em Xapuri.


Quero deixar bem claro, que tenho orgulho de ser xapuriense, minha família reside em Xapuri, sou eleitor de Xapuri e como cidadão tenho todo o direito de dizer o que acho que está certo e o que acho está errado. Isto é democracia. Não sou o dono da verdade, mas até mesmo o dono da mentira seria incapaz de dizer uma mentira e comentar que Xapuri está uma maravilha.


Bom seria para mim, ver um turista ir em Xapuri e comentar que a cidade é bonita, que é organizada. Infelizmente o que ouço de pessoas que vão à nossa cidade é o contrário, inclusive dando maior ênfase ao fato de que a a rua da casa de Chico Mendes é a pior que tem. Isso dói na alma do xapuriense. Temos que engolir esse tipo de comentário à seco, sem nada poder fazer.


Neste um anos e três meses de administração não foi feito nada. Quando ocorrem reuniões a resposta é sempre a mesma: "atual administração ainda se encontra resolvendo os problemas da administração anterior". O que é isso? Falta de planejamento. Todos nós sabíamos que a atual administração iria pegar um "porco-espinho" em suas mãos e não um abacaxi. Por que não se planejaram para resolver estes problemas com antecedência? A atual administração deve encontrar outro argumento para justificar o injustificável, porque esse argumento não cola mais. Desta vez não tem desculpas.

Voltando-me agora para o lado da oposiçao o mesmo fato acontece. Passaram-se mais de um ano e tenho a certeza absoluta que nunca ninguém se reuniu para planejar. Qual o projeto político da oposiçao? NENHUM. Quando for no ano da eleição para Prefeito, irá se reunir a cúpula pensante de politicos da oposição e lançar um candidato. Esse candidato indicado pela oposição também não fez planejamento nenhum. Trocando em miúdos, um outro fiasco à vista.

Atrelado aos argumentos acima, coloco como segundo ponto, a falta de representatividade em nossa Câmara Municipal.


Para se ter uma idéia, Xapuri recebeu no período de 01/01/1996 a 13/01/2010, o valor de 13.013.692,47 (treze milhões, treze mil, seiscentos e noventa e dois reais e quarente e sete centavos). Quem achar que essa informãção é inverídica, consulte o site portal da transparência do Governo Federal. E eu pergunto: o que foi feito com tanto dinheiro? Treze milhões é muita grana.


A falta de fiscalização faz com que ninguém saiba o que foi feito. Esse papel de fiscalização, estou cansado de dizer, é responsabilidade dos vereadores, que em vez de se reunirem na Câmara Municpal uma vez por semana para ficarem falando para eles mesmos e para as paredes, deveriam estar na Prefeitura, nas secretarias, sabendo o que foi feito dos convênios . Isso é vergonhoso. Ninguém diz nada, parece que está tudo certinho.


Só contando com o Chapolim Colorado para nos defender: "Não contavam com a minha astúcia". "Sigam-me os bons".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este espaço é seu