sexta-feira, 12 de março de 2010

A FALTA DE VONTADE FAZ DIFERENÇA

Esta semana, recebi do meu amigo Policial Civil Eurico, a notícia de que o Milton Leôncio da Silva, vulgarmente conhecido por "MILTINHO", havia falecido. Com a morte nunca me surpreendo, primeiro porque é algo que já nascemos sabendo, segundo porque agucei ainda mais essa não surpresa, lendo o livro do Dalai Lama, denominado "A arte da Felicidade", onde o mesmo expõe como devemos nos adaptar à ela.

Para quem não sabe, o MILTINHO era um daquelas pessoas a quem eu considerava grande amigo. Sempre quando eu ia a Xapuri, o colocava em meu veículo para passear e ficávamos batendo um papo. É bem verdade que pouca coisa eu entendia do que o mesmo falava, mas a sensação de fazé-lo sentir-se valorizado me fazia muito bem.

Outra pessoa residente em Xapuri, o qual gosto muito e o tenho como amigo é o Raimundo, irmão do Lau, também conhecido por "PUTAIA". Admiro o Raimundo porque conseguiu sair do alcoolismo. Sempre que vou em Xapuri, o procuro para cumprimentá-lo.

A amizade com pessoas humildes me faz muito bem. Pessoas como o Miltinho e o Raimundo não trazem qualquer tipo de ambição, inveja, rancor, maldade nos seus corações. São simples. Autênticas. Nâo devem nada a muitas pessoas que só pensam na maldade, na ambição, na inveja, no rancor, dentre outras más qualidades que existem em um ser humano.

O Miltinho foi o típico caso da pessoa que foi engolida pelo vício do álcool e que ninguém deu a mão. Em algumas oportunidades tentei trazê-lo para a APADEQ. Sem sucesso. Dizia-me: "Edres - como ele me chamava - eu gosto é de Xapuri". Então recolhia-me do intento e seguia sua decisão.

Recordo-me que o mesmo, sempre fazia reclamações no sentido de que alguém o havia insultado. Quando o Miltinho me fazia esse tipo de comentário eu ficava chateado porque primeiro não respeitavam o ser humano, depois a idade e por último a condição do mesmo ser "doente". Como todos sabem o alcoolismo é uma doença.

Existem diversas modelos de políticas de inclusão social em nosso País, o grande problema é a falta dos administradores terem coragem de executá-las. O caso do Miltinho é um típico caso de falta de vontade.

Xapuri é uma cidade onde poucos são os casos de alcóolatras que ficam sem familia e sem casa, perambulando pelo meio da rua, sem ter o que fazer e discriminados por todos.

Miltinho morava de aluguel. Miltinho não tinha família, tanto é verdade que ficou sozinho sem ninguém para velá-lo. Todos sabiam da condição de Miltinho.

A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Xapuri - não apenas a atual, mas todas as anteriores - tem como ponto principal de suas ações, apenas a inscrição e a entrega de cartão bolsa-familia ou cartão bolsa-escola. Não está interessada em outros tipos de ações. Sejamos sinceros, é muito pouco para uma Secretaria de Ação Social. Suas funções vão muito além disso.

Quero deixar claro que quando cito a Secretaria Municipal de Ação Social o faço porque conforme dispõe o art. 204 da Constituição Federal, cabe ao Estado e ao Município a coordenação e execução dos programas sociais.

Para o Secretário de Ação Social de Xapuri vai a sugestão: entre na internet e busque no google, políticas públicas de ação social voltadas para o alcoolismo, lá existem milhares. Caso não encontre ou esteja muito atarefado com a entrega dos cartões bolsa-família e bolsa-escola - uma vez que esse serviço é muito cansativo - me peça que eu pesquiso e mando um ou vários projetos prontinhos sobre o tema.

Caso não queria solicitar à minha pessoa, por ter ficado chateado com o texto, peça ao Chapolim Colorado que ele poderá lhe ajudar.

Um comentário:

  1. Parabéns pela preocupação com os habitantes esquecidos pela sociedade, que necessitam de ajuda. Um dia desses li uma frase que dizia, "não precisa ter muito para ajuda-lo, mais sim o pouco que você tem" desde desse dia tento com meu pouco ajudar a quem precisa!!!

    ResponderExcluir

Comente este espaço é seu