quarta-feira, 5 de maio de 2010

A cultura não pode morrer



Lembro-me muito do tempo de criança em que me dirigia para a Praça em frente ao antigo Caçula-Bar para apreciar a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho. A Semana da Pátria também me faz lembrar muito a nossa "bandinha".


Mas quando eu jogava pelos times de futebol de Xapuri, disputando partidas, me vem lembrança misturada a emoção da banda de música ao som de "Prá frente Brasil" ditar o ritmo do jogo. Era maravilhoso, emoção à flor da pele. Só quem viveu esse momento sabe decifrar.


A Banda de Música é um patrimônio xapuriense que pouco a pouco vai se acabando por pura inoperância dos administradores que passaram pela Prefeitura Municipal, com exceção de Edson Dantas, Ivonaldo Portela, Jorge Akel Hadad. Esses sabiam o valor que a banda de música tinha para a nossa cultura. Em suas épocas a banda de música tinha 25 (vinte e cinco) componentes em seus quadros, hoje, agoniza com 16 (dezesseis), sendo que destes, oitos já se encontram prestes a se aposentarem.


Cadê a nossa cultura? Vão deixar acabar? Não acham muito não estarem fazendo absolutamente nada e ainda por cima deixar acabar o que temos?


Caso essa vergonha, de deixar acabar a nossa bandinha, for concretizada, será um dos piores momentos culturais para a história de Xapuri. Saibam que música é cultura e ambas são meios de inclusão social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este espaço é seu