sexta-feira, 1 de abril de 2011

INCLUSÃO SOCIAL

Oportunidade é algo que jamais pode ser desperdiçada, principalmente quando se tem a possibilidade da mesma ser benéfica para nossas vidas.


No final do ano passado estive em Xapuri e fui até o Forró do meu amigo e irmão JUVENAL AQUINO. Chegando ao local encontrei em estado deplorável, pelo vício do álcool, o "Chocolate", peão de boiadeiro que findou fixando residência em nossa cidade.


Ante aquele fato nada agradável, ao retornar para Rio Branco, o trouxe e o internei na Casa de Recuperação APADEQ.


Infelizmente, passado pouco mais de uma semana que o mesmo se encontrava internado, recebi a informação dos diretores da APADEQ que o cliente o qual eu tinha apresentado para recuperação havia retornado para Xapuri.


Poucos dias depois, infelizmente, recebi a informação que o mesmo havia falecido. Infelizmente, nosso amigo "Chocolate" não aproveitou a oportunidade que a APADEQ lhe deu.


Fica no ar a seguinte pergunta: apesar de termos problemas com drogas lícitas e ilícitas há muito tempo, qual o motivo - isso especificamente em relaçao à Xapuri - que leva aos governantes a não terem criado até hoje em nossa cidade um programa de inclusão social para essas pessoas.


Entra administrador, sai administrador e problemas como esses, que mexem com a necessidade de ajuda por parte do poder público, bem como da própria população, fica ao "Deus dará". Nossa sociedade de um modo geral verifica tais problemas e em vez de tentar se sensibilizar para ajudar de alguma forma - mesmo que seja com palavras de incentivo -apenas critica o coitado do bêbado ou do viciado em droga.


O grande problema é que enquanto o problema é dos outros é melhor de ser resolvido. O problema é quando a situação se dá dentro de nossas casas.


Xapuri é uma cidade pequena, com um número muito reduzido de pessoas que têm problemas tanto com o álcool, quanto com as drogas ilícitas. Imagino que se fizesse um projeto voltado para a inclusão social dessas pessoas, ainda daria tempo de resgatarmos muita gente. Pena que as autoridades que dirigem nossa cidade não vêm isso com outros olhos.


A própria Secretaria de Cultura de nosso município vive em uma inércia total. Não faz absolutamente nada que incentive os jovens de nossa cidade.


O máximo que faz por ano é um campeonato municipal de futebol de campo e salão para adolescentes e adultos, onde poderia se fazer muito mais.


Trabalhar em cultura não é simplesmente trabalhar com futebol. Temos vários outras modalidades que podem ser executadas, no entanto, o que falta é criatividade e acima de tudo falta de vontade, atrelada à falta de capacidade.


Posso até estar enganado e espero que esteja, no entanto, nunca vi na lei de incentivo à cultura do Estado do Acre um projeto feito pela Secretaria de Cultura de nossa cidade. Vi sim particulares de Xapuri apresentarem projetos e serem aprovados, os quais parabenizo nesse momento.


Acaso nos esforçássemos um pouco mais, nossa realidade seria outra. No entanto, quanto não se tem força de vontade e disposição, tudo fica mais difícil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este espaço é seu