Joscires Ângelo
Será mesmo?
Estive lendo a postagem ‘No caminho certo. Saúde municipal recebe elogio’ http://xapuriemdestaque.blogspot.com/2011/05/no-caminho-certo-saude-municipal-recebe.html do Blog Xapuri em Destaque que divulga as ações da atual administração. Na postagem são elencadas várias ações da Secretária Municipal de Saúde de Xapuri, que para os menos avisados dá a nítida interpretação que tudo está as mil maravilhas... Mas será mesmo?
Não sei se a saúde que é divulgada na reportagem é mesma que os xapurienses convivem cotidianamente. Porém, se for esse o caso algumas ponderações devem ser feitas. Como em Xapuri, não podemos contar com quem deveria fiscalizar já que 80% ou mais de nossos ‘Nobres Vereadores’ se tornaram omissos, boquinha de siri, nada vêem, escutam ou falam, resta-nos como usuários dos sistemas públicos e principais ou ainda únicos prejudicados tomar a iniciativa.
Não serei irresponsável como alguns críticos da administração e de autoridades xapurienses que só sabem criticar, e não conseguem ver que algumas situações realmente tem melhorado, mas concordar que tudo está no rumo certo aí já é demais pra mim.. Sinceramente.
Primeiramente, todos somos sabedores de que a saúde de Xapuri, assim como a do estado está capenga, quase no ‘leito de morte’, e se nesses últimos quase 2 anos e meio ela esteve de mal a pior, não será simples implantações de ações rotineiras que transformará, esse quadro. Se assim o fosse, seria muito fácil resolver o problema da saúde pública no Brasil.
Para quem realmente precisa de atendimento nos postos municipais, não encontra essa facilidade divulgada pelo organismo municipal. Desde a falta de médicos e medicamentos até a não realização de simples exames não são contemplados no sistema municipal. Prova disso, é que eu mesmo necessitei de uma baciloscopia de hanseníase que é um procedimento simples e que demora cerca de 10 minutos para saber o resultado e recebi a negativa da impossibilidade de realização no sistema municipal, deve ser esclarecido que o procedimento pode ser realizado até mesmo por um técnico.
Um dos grandes entraves e gargalos da saúde no município, ainda é o atendimento. A demora quando há atendimento é insuportável... Vá entender. As unidades de saúde nos bairros até pouco tempo não realizava atendimento médico todos os dias, como se para adoecer tivesse dia marcado.
Enfim, não é de se esperar que de acordo com o governo estadual que em avaliação recente chegou a grande constatação que acertou 99% nos seus primeiros 120 dias de mandato, os municípios sigam o exemplo e possam afirmar que tem igual acerto nos 870 dias de mandato.
Adoeçam e fiquem esperando somente pelo sistema público de saúde no nosso município e constatarão que o que reclamei aqui não é nem a ponta de um grande iceberg.
visite o blog www.xapurinews.blogspot.com
visite o blog www.xapurinews.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente este espaço é seu