quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UMA BELA PROPOSTA

Alguém sabe o que verdadeiramente os vereadores de Xapuri fazem por nossa cidade? Acho que a resposta será “aquilo que o peixe faz”, que diga o apagão desses dias.

Pois bem, fazendo uma proporcionalidade entre o que um servidor público faz -que é ganhar um salário mínimo por mês, para trabalhar vinte dias - e o que um Vereador não faz - que é ir tão somente à Câmara Municipal, uma vez por semana (quando vai) e ganhar um salário de mais de R$ 1.000,00 (não sei quanto um Vereador em Xapuri ganha) - seria elegante que eles reduzissem seus vencimentos para, também um salário mínimo, o que eu particularmente acho muito.

Pelo menos os Vereadores de Xapuri não seriam tão “sacaneados” pelas suas inoperâncias.

Posso até estar enganado e se estiver peço desculpas, mas nunca vi um Vereador de Xapuri defender a população Xapuriense em qualquer meio de comunicação, parece até que a nossa cidade é um verdadeiro paraíso. Parece que tudo corre dentro da mais perfeita normalidade e olhe que o Vereador tem muito o que verificar quando investido em sua função.

Talvez tenha vereador em Xapuri que não saiba nem quais são as suas funções , mas vou ajuda-los.

O vereador é um membro da Câmara Municipal que exerce seu cargo em favor de um município, o mandato dura 4 anos e o cargo se enquadra no poder legislativo. Sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo.

As principais funções do vereador: a) Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo. b) Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito; c) Votar projetos de lei; d) Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações; e) Elaborar e redigir projetos; f) Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa; e) defender a população.

O vereador pode e deve visitar os diversos órgãos da prefeitura, onde toma conhecimento de tudo. Ele pode, ainda, fazer os pedidos de informação ao prefeito por escrito. O prefeito não pode deixar de responder e tem um prazo de 30 dias. Se ele não responder estará cometendo uma infração político-administrativa e pode ser punido por isso.

Como eu li no blog do Joscires, vereador não pode ficar fazendo “beicinho” quando é questionado acerca de sua participação. Em vez de fazer “beicinho”, tem que parar, pensar e analisar se realmente está execendo a função para o qual foi chamado.

Diante disso, aceitem minha proposta e baixem seus salários para um mínimo, pois para quem nada faz é muito e ademais se livra dos comentários.

Um comentário:

  1. MEU GRANDE AMIGO EDEN.. VC ESTÁ DE PARABENS PELO O SEU BLOG,O QUE VC FALOU EU ASSINO EM BAIXO. VEREADOR PRINCIPALMENTE OS DE XAPURI NÃO TEM QUE RECEBER É NEM UM CENTAVO, OS CARA NÃO SERVE PRA NADA, SÓ PRA RECEBER O SALÁRIO, SENDO ASSIM QUALQUER ZÉ RUELA É VEREADOR. XAPURI ESTÁ EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA FAZ MAIS DE 30 ANOS, ISSO É COMPLICADO DEMAIS TEMOS QUE VER E TOMAR ALGUMA ATITUDE MEU CARO PRA QUE ISSO MUDE PORQUE SE NÃO VAI FECHAR. SOMOS FILHOS DE XAPURI NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ISSO CONTINUE ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE, CHEGAAAAAAAAAAAAAA. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir

Comente este espaço é seu