quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aleluia

Aleluia. Finalmente eu vi um vereador atuar em defesa do povo de Xapuri. Esse fato inédito foi publicado na data de hoje no ac24horas.com, sub o título: "Em Xapuri, médico sem CRM assina receita com CPF".

É isso que nós queremos de nossos representantes, atuação, o que aliás é um dever que os mesmos têm.

Mas aproveitando a oportunidade e falando de saúde, vale o registro de que o Hospital Epaminondas Jácome está uma calamidade. Goteiras por todos os lugares e segundo os funcionários do mesmo, em dia de chuva alaga.

domingo, 26 de dezembro de 2010

A resposta



Não gosto de responder a opinião dos leitores porque aqui é um espaço aberto, onde publico qualquer comentário desde que não seja ofensivo contra qualquer pessoa, no entanto o leitor pediu um resposa.


A respeito do que diz o leitor Reginaldo a placa diz exatamente o prazo de execução da obra que são de 180 dias, conforme foto ao lado. Os moradores da Bolivia sabem exatamente o que estou dizendo e a população de Xapuri também. A placa ainda encontra-se lá.


Em relação à problemática das drogas, esta todos nós sabemos que é uma questão de políticas públicas destinadas à juventude a qual cabe ao Estado, ao Município e a iniciativa privada resolverem. Para se ter uma ideia apesar da lei mencionar, nunca em Xapuri foi criado o Conselho Municipal Antidrogas voltado para essa problemática. O Tribunal de Justiça do Estado do Acre, através da Vara de Tóxicos da Capital, dispõe de um programa destinado a esse fim, com a participação de vários órgãos públicos tais como: Polícia Federal, COREN, empresas privadas, entre outros, onde efetuamos - inclusive eu - em todo o Estado do Acre palestras a esse respeito e agimos quando provocados, no entanto, Xapuri, infelizmente, através da Secrearia Municipal de Educação foi um dos poucos municípios este ano que não solicitou tal programa.

sábado, 25 de dezembro de 2010

As imagens a seguir dizem tudo


Meus irmãos xapurienses as imagens a seguir dizem tudo. Demonstram o zelo que a administração municipal de Xapuri tem por nossa cidade.
O mais engraçado disso tudo é que nós elegemos vereadores para fiscalizarem tal situação e os mesmos ganham mais de R$ 1.800,00 para não fazerem absolutamente nada.
Estas fotos foram extraídas no dia 24.12.2010, Dia de Natal, onde recebemos turistas e nem esse fato levou a administrção se preocupar em pelo menos limpar as ruas.
A foto acima é da Rua Coronel Brandão e esta imagem foi colhida em frente a Associação Comercial e ao lado do Museu Xapury.











Casa Branca, ponto turístico, Patrimônio Histórico declarado pelo IPHAN. Encontra-se abandonado, o prédio está se deteriorando.
































Você sabe como se chama essa rua?
Acredite se quiser. Essa rua se chama Chico Mendes. Dá para dizer alguma coisa?












Essa é a placa que dava como conclusão da ponte 180 dias. Sabe quanto tempo demorou para ser concluída? 01 (um) ano. Falta de respeito aos moradores do Bairro a Bolivia.












Gostaria que me explicassem qual a serventia desse madeirame na Rua Sadala Kouri, em frente ao Museu Xapuri, pode ser que seja alguma arte moderna.











Acredite este o final da Rua Rodovaldo Nogueira. Lixo à vontade.
















Animais equinos criados em plena Rua 24 de Janeiro. Onde está a vigilância sanitária?











Rua Diocleciano Lago a 100m da Fundação Chico Mendes, ponto turístico de nossa cidade.
















Final da Rua Majos Salinas.














Final da Rua Sadala Kouri, lixo... lixo... lixo.











terça-feira, 14 de dezembro de 2010

VERGONHA E CASO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Li no dia de hoje a matéria do JOCIRES e posso dizer com todas as letras que é VERGONHOSO para Xapuri.

Em hipótese alguma, sob nenhum pretexto, nenhum bem público pode ser utilizado para atender interesses particulares, nem mesmo no final de ano ou qualquer outra festa.

O prefeito de Xapuri tem por obrigação de se explicar e os Vereadores o dever de agirem como fiscais e tomarem as providências necessárias, inclusive comunicando o Ministério Público de tal ato para que se investigue e ver o que de fato ocorreu.

Uma vez que tal atitude - mandar o ônibus para a Bolivia fazer compra com particulares - seja devidamente provada é caso de Improbidade Administrativa.

Vale ressaltar que o fato de o motorista se encontrar consumindo bebida alcóolica, caso realmente estivesse, é muito aquém da vergonha da cessão do ônibus com outros fins - se é que realmente isso aconteceu.


Art. 10 da Lei n. 8429/92. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da adminitração qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade as Instituições e notadamente:

I...
II - Permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utiliza bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acerto patrimonial das entidades mencionadas no art. 1o. desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

Não vamos pré-julgar, mas se de fato ocorreu é ilegal.

Vou ficar de olho nos Vereadores de Xapuri para saber que atitude os mesmos irão tomar.

Se os jovens quiserem a Prefeitura em 2013 será deles

Caso os jovens de Xapuri queiram, poderemos fazer uma verdadeira revolução em relação à política local.

De uma vez por todas poderemos expurgar da política xapuriense os parasitas que nunca fizeram nada por nossa cidade, a não ser levá-la ao caos

Jovens, vamos nos unir, vamos levantar bandeiras e vamos mostrar que com amor, podemos fazer aquilo que sempre sonhamos.

O que tá faltando para nossa cidade é atitude e presença de pessoas que verdadeiramente amem nossa Xapuri.

A hora é agora. Vamos com tudo. Com força. Vamos acabar de uma vez por todas com administrações que visam apenas meia dúzia de pessoas. O administrador é para todos, independente de sigla partidária. Nós somos um povo só.


Xapuri. Avante jovens.

domingo, 12 de dezembro de 2010

"A um coração valente nada é impossível" (Autor: Jacques Coeur).





Com todo respeito que tenho por todas as outras cidades, sempre tive a certeza de que nós xapurienses trazemos algo de muito especial em nossos corações, o amor pela nossa terra.


Uma terra terra em que o seu próprio hino diz como "Formosa e Gentil" e que nós xapurienses temos o prazer de assim ser: formosos e gentis.


Essas qualidades são provenientes do amor que temos por nossa terra, pois mesmo com as dificuldades que enfrentamos ainda somos assim, naturalmente.


Nesse momento eu quero externar aos xapurienses, que podemos sim mudar os rumos de nossa cidade, mas para isso, há a necessidade de darmos as mãos e trabalhar um plano estratégico de desenvolvimento para nosso Município. Planejamento é a palavra de ordem.


Temos que pensar em um modelo de desenvolvimento pautado em cima de dados, projeções, expectativas devidamente consolidadas em um estudo mas aprofundado.


Não podemos simplesmente bater no peito e dizer: "sou candidato", pois para isso tem que se ter conhecimento das reais necessidades de nosso município.


A nossa cota de erros esgotou. Não podemos mais errar, sob pena de naufragarmos de vez.


Por esse motivo meus amigos, irmãos e pessoas que amam nossa cidade, vamos dizer não a quem não tem projetos. Vamos criar um grupo de pessoas que nunca entrou em política partidária e vamos começar a tomar as rédeas.


Está mais do que provado de que os que atualmente se encontram em nada contribuíram para o desenvolvimento de Xapuri.


Nossa juventude tem que se mobilizar e entrar na vida politica, pois afinal de contas são esses jovens de hoje que estarão à frente de nossas instituiçôes amanhã.


Com certeza nós podemos e nós vamos dar uma nova vida para a nossa cidade, porque nós amamos nossa terrinha.



NÓS PODEMOS SIM

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

OBA-OBA NÃO RESOLVE OS PROBLEMAS DE XAPURI

Tenho ouvido muitas críticas, inclusive as faço, contra a atual administração do Município de Xapuri. Aliás para se fazer uma crítica contra essa pífia administração nem é necessário andar muito pelas ruas de nossa cidade, posto que é público e notório, a começar pelas condições em que se encontram nossas ruas. Mas meu tema principal não é esse.


Ao mesmo tempo em que ouço as críticas, olho para o outro lado e não vejo nenhuma força política se levantando para em um futuro próximo mudar as condições de vida de nossa cidade.


Os oposicionistas xapurienses - falo das pessoas que vivem a política diariamente em Xapuri, se escondem - não mostram a cara e compartilham da ideia do quanto pior melhor. Pois para mim quanto melhor, é melhor mesmo.


Minhas críticas em relação a atual administração não tem em hipótese nenhuma o condão de apenas desmerece-la. Ela tem sim, o objetivo de criticar, mostrando os erros na esperança de que a administração municipal acerte, pois afinal de contas ela acertando, quem vai sair ganhando é a nossa população.


Com essa sucessão de erros acontecendo eu pergunto. A oposição está elaborando algum projeto político para nossa cidade? Pois vou afirmar com toda segurança. NÃO. Ou seja, qualquer administrador oposicionista que entrar na Prefeita de Xapuri irá sofrer as mesmas consequências que a atual administração enfrenta: falta de planejamento.


Quando não se planeja, a tendência é o administrador querer fazer mágica para tentar administrar com o que tem e posso afirmar com toda segurança que os recursos que recebemos são muito ínfimos para administrar um município do porte de nossa cidade.


Não adianta o tapinha nas costas, o sorriso no rosto, a votação anterior, a amizade, a juventude. Política é coisa séria e tem que ser tratada como tal.


Temos que buscar mecanismos concretos de como fazer com que nosso município não sobreviva apenas dos parcos recursos recebidos dos Governos Federal e Estadual.


Nosso povo precisa de emprego e comida. Esses dois elementos são fundamentais.


Portanto amigos, apenas o oba-oba não resolve o problema de nossa cidade.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

NINGUÉM SABE. NINGUÉM VIU.



As fotos mostram um convênio da Prefeitura Municipal de Xapuri com a FUNTAC quanto à Construção de Galpão com Forno e Reforma de Galpões na Cerâmica Municipal, datado de 2009, com prazo de execução de 90 dias. Enquanto isso, as ruas recebem cascas de castanhas.
Cadê os Vereadores de Xapuri? Cadê a oposição de nossa cidade? Pelo jeito sumiram.


Isso é uma vergonha.


A VERGONHA EXPLÍCITA E ECOLOGICAMENTE CORRETA




Amigos de Xapuri em razão de falta de tempo não tinha mais atualizado nosso espaço, no entanto, hoje, dia de finados, resolvi dar uma passadinha na nossa cidade para visitar parentes e amigos e me deparei - o que não é nenhuma novidade - com mais uma vergonha que eu considerei explícita e ecologicamente correta.




Vejam os senhores que temos uma cerâmica que não funciona - como podemos ver pelas fotos a seguir - há muito tempo, uma vez que não é observado nenhum tipo de argila presa às mesmas, ao mesmo tempo em que alguma ruas de Xapuri estão sendo pavimentadas com "cascas de castanhas". Isso mesmo, você leu correto "cascas de castanhas".





Isso é vergonhoso, deplorável para nós filhos de Xapuri.



Sinto muito pelos donos de pousadas que foram feitas em Xapuri - diga-se de passagem, muito aconchegantes e organizadas - que investiram seus recursos, no entanto, quando o turista vem a nossa cidade se depara com uma cena dessas.









Xapuri pede por SOCORRO!!!!!!










segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PARABENS MANOEL MORAES

Não posso deixar de parabenizar MANOEL MORAES pela vitória conquistada nas urnas de forma leal.

Manoel demonstrou com seu carisma junto à população de Xapuri que podemos sim eleger um representante do povo que vá defender nosso Município.

Agora com a vitória esperamos que nosso representante, verdadeiramente, represente nosso povo à altura que merecemos.

Estaremos de olho na sua atuação junto à Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

DE ALMA LAVADA...

Hoje eu amanheci muito, mas muito feliz... Amanheci feliz não pela derrota do candidato Tião Bocalon ou pela vitória do candidato Tião Viana. Amanheci feliz não pelo fato do Tião Bocalon ter ameaçado a vitória de Tião Viana. Verdadeiramente eu amanheci feliz, porque vi brotar do povo e não de nenhum partido político a volta da oposição que se encontrava adormecida em nosso Estado.

Governo sem oposição é democracia de fachada, para não dizer ditadura disfarçada, salvo se a lógica da democracia for outra. O peso e o contrapeo, ou se quiser, o contraponto deve ser feito pela oposição. O fiel da balança (equilíbrio da balança) é feito pela oposição, não por uma oposição do "quanto pior melhor", mas por uma oposição proativa, responsável e voltada para os interesses da comunidade. Por melhor e bem intencionado que seja o governante, sempre haverá o risco do excesso, e que, muitas vezes, pode ocorrer até mesmo na busca do acerto. O poeder como a prática tem demonstrado, na maioria das vezes, quando não seduz, corrompe. Como se sabe, o que justifica a existência do Estado é o homem, quer na sua dimensão individual, quer na sua perspectiva coletiva e não o contrário, o que é muitas vezes confudida pelos governantes.

Finalmente, em razão das pressões, do exibicionismo, o povo despertou a oposição no nosso Estado, isso é sensacional, fantástico e necessário para o bem da democracia.

Os governantes têm que entender que não é através da pressão que se consegue a vitória nas urnas, mas sim através do trabalho, da honestidade, da dignidade e principalmente do respeito ao ser humano.

Somos livres para escolher os governantes e representantes que melhor entendermos ser necessário para o nosso País, o Estado ou Município. Parabéns ao povo do nosso Estado pela aula de DEMOCRACIA.

domingo, 12 de setembro de 2010

Xapuri e seus amadores


É lamentável fazer comentários de mau grado em relação ao meu Município mas é de fundamental importância.
No que pese o comparecimento das pessoas no Carnaval Fora de Época em nossa cidade, infelizmente, as pessoas que são responsáveis pela organização ainda não entenderam da necessidade de uma estrutura compatível com a festa.
Durante a realização da mesma não foram disponibilizados banheiros químicos o que fez com que as pessoas que se dirigiram para esta cidade e a nossa própria população tivessem que se utilizar de qualquer local para fazer suas necessidades fisiológicas.
Os banheiros da nossa rodoviária ficaram um verdadeiro mar de urina sem nenhuma pessoa que pudesse pelo menos fazer uma limpeza.
Tal fato, perante os olhos das pessoas que vêm de outros municípios é vergonhoso, ao mesmo tempo em que, infelizmente, nossa comunidade já está acostumada com as trapalhadas da administraçao local.
Acho estranho o fato de nenhum Vereador fazer qualquer fiscalização e manifestação a esse respeito, o que, diga-se de passagem é normal dos nossos representantes que não fazem absolutamente NADA.
Isso é uma vergonha.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência ou escada


Ao chegar em Xapuri na data de ontem, busquei as festividades que iriam ser organizadas pela Prefeitura Municipal de Xapuri em relação ao Dia da Independência.
Logo me lembrei do meu tempo de juventude, quando, no dia 07 de setembro, pela parte da manhã, as Escolas e a população em geral se concentravam em frente ao Ginásio Anthero Soares Bezerra.
Ali víamos apresentações de todas as Escolas, além da Policia Militar que dava um show à parte e a nossa Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho.
Tudo era feito nós mínimos detalhes, tanto por parte do Poder Executivo Municipal que dava total apoio às festiviades, quanto pelas própiras escolas que trabalhavam o ano inteiro para fazerem apresentaçôes maravilhosas.
Na data de hoje, vi o avesso do avesso do avesso, como bem diz Caetano Veloso em sua canção "Sampa", do que ocorria em datas pretéritas.
Na programação, observei que antigos membros da Banda de Música Municipal seriam homageados, no entanto, não vi qualquer deles se encontrarem presentes. Sinceramente, essa é a primeira vez que vejo alguém ser homageado sem comparecer no local do evento.
Ademais que as comemorações saíram do horário matutino para o horário vespertino/noturno. Até aí nada contra, até porque entendo que esse último horário é bem mais saudável. No entanto, não posso deixar de ressaltar a falta de organizaçao por parte da Secretaria responsável pela organização do evento.
Imaginem uma apresentação de Dia da Indepedência feita à noite, com o local em que estava sendo realizado o evento sem iluminária adequada. Uma total falta de respeito não só ao público que saiu de suas casas para assistir, bem como com os integrantes de bandas e fanfarras que se apresentaram.
A cena mais deprimente que pude observar foi ver, juntamente com outras pessoas que se encontravam no local, o mandatário municipal, manejando, uma escada tentando resolver o problema da iluminária. Isso é uma Vergonha, como bem diz Boris Casoy.
Espero que no próximo ano, os Secretários do Poder Executivo Municipal pelo menos se ocupem em manejar a escada para o nosso Prefeito.
Feliz Dia da Independência.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FERIAS EM XAPURI


Depois de muito tempo, finalmente vou passar uns dias de férias na minha cidade.
Há tempos vinha me programando, no entanto, por circunstâncias alheias a minha vontade não havia sido possível.
Vou sentir o prazer pela manhã de tomar um café com pão-de-milho na banquinha da Dona Maria, rever meus amigos (não vou citar nomes para não cometer o erro de esquecer de algum), visitar meus amigos de Poder Judiciário, Prefeitura, rever meus amigos de tempos de banda, de futebol., ir no Mirantes, no Forró do Juvenal. enfim.
Vão ser cinco dias, mas tenho a certeza que irei desfrutar muito desse momento.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Isso é uma vergonha

Mais uma vez a população de Xapuri é vítima da falta de respeito por parte do fornecedor de energia.

O mais interessante disso tudo é que não vi (posso até estar enganado e se estiver me perdoem0) e nem ouvi qualquer clamor ou manifestação dos representantes de nossa cidade, falo de Vereadores e Prefeito Municipal.


Parece que nada está acontecendo. Parece que tudo está em um verdadeiro mar-de-rosas.


Cansei de falar, prometi pra mim mesmo que não iria mais falar, mas vou falar. ISSO É UM VERGONHA tanto dos Vereadores quanto do Prefeito Municipal.


Infelizmente nossa cidade está jogada às traças sem representante nenhum e sem ninguém que possa nos socorrer.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Estrada do Pacífico

Não tenho muita lembrança do ano, mas me recordo que tinha 12 ou 13 anos de idade, quando ouvi em Xapuri, na Praça em frente à Casa Branca, o candidato a Senador Zamir Teixeira falar pela primeira vez na hipótese de se ligar o Acre ao Pacífico.


Pela minha idade, não tinha noção em termos econômicos de mensurar o significado da abertura da hoje "Estrada do Pacífico". Para alguns candidatos da oposição aquilo era uma loucura. Hoje é uma realidade e tenho que dizer que o Zamir Teixeira tinha razão.


A ideia de se fazer a integração econômica entre o Brasil, tendo como porta de saída e entrada o Estado do Acre é simplesmente fantástica não fossem alguns pontos que passarei a expor.


Imagino que a ideia seria mais eficaz se tivéssemos, ao longo do tempo, preparado o Estado do Acre primeiramente em relação à economia interna. Nenhum governo, objetivamente, preparou o Acre economicamente para o tamanho das possibilidades ofertadas pela Estrada do Pacífico.


Nosso Estado, infelizmente, desde a Revolução Acreana, em nenhum momento se preparou para ser forte economicamente. Exemplo disso é o fato de consumirmos arroz, feijão, milho dentre outros cultivos de fora do nosso Estado, por falta de uma política agrícola verdadeira.


Esta semana, quando cheguei em uma clínica médica, vi uma revista denominada "Isto É Dinheiro Rural" e pude constatar na sua edicação n° 65/2010, que o Estado do Piaui - onde a maioria de suas terras são áridas - em razão do incentivo do Governo daquele Estado, atrelado aos pequenos e grandes produtores agrícola se tornou um dos maiores produtores de milho do Brasil. Para se ter uma ideia o investimento foi tão grande que segundo Altair Fianco, as terras do Piaui, hoje, conseguem ter um rendimento em termos de produção e lucro maior e de melhor qualidade do que as terras do Mato Grosso. Fico a indagar por que nosso Estado em termo agrícola nunca decolou?


Estamos na cara do gol - como dizem os narradores esportivos - com a Ásia que tem simplesmente mais de 3,95 bilhões de habitantes. Como do conhecimento de todos, os asiáticos são os maiores consumidores de arroz do mundo pela sua própria cultura.


Cerca de 150 milhões de hectares de arroz são cultivados anualmente no mundo, produzindo 590 milhões de toneladas, sendo que mais de 75% desta produção é oriunda do sistema de cultivo irrigado. O arroz é considerado o cultivo alimentar de maior importância (valor econômico) em muitos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e Oceania, onde vivem 70% da população total dos países em desenvolvimento e cerca de dois terços da população subnutrida mundial. É alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas.



A América Latina ocupa o segundo lugar em produção e o terceiro em consumo. Assim como na Ásia, o arroz é um produto importante na economia de muitos dos países latino-americanos pelo fato de ser item básico na dieta da população, como nos casos do Brasil, Colômbia e Peru, ou por ser um produto importante no comércio internacional, como no de Uruguai, Argentina e Guiania, como exportadores, e de Brasil, México e Cuba, entre outros, como importadores.



Temos que buscar experiências em relação à cultura do arroz com Roraima e o Rio Grande do Sul que trabalha o arroz no sistema irrigado.



O arroz, a semelhança do milho e da soja, são culturas anuais com um período produtivo entre 5 e 7 meses. Seu plantio deve ser efetuado no período de setembro a novembro e sua colheita, da janeiro a março. As cultivares mais adequadas às condições da região são: arroz-caiapó, rio verde ou progresso, com uma produtividade estimada em 2,4 t/ha para o arroz sequeiro e 6 t/ha para o arroz irrigado.

Temos que pensar rápido nesse Comércio do outro lado que está a nos esperar. Não podemos servir apenas de corredor de exportação para outras Unidades da Federação e nos conformarmos apenas com os impostos deixados em nosso Estado.

Temos terra para cultivar, falta apenas darmos as condições necessárias, iniciando-se pela pedagógica de que "tudo que aqui se planta dá".

domingo, 15 de agosto de 2010

Viajando

Aos filhos e amigos xapurienses peço desculpas por não me encontrar postando. Por questões de saúde estou em Goiânia, mas uma vez retornando ao nosso Acre, reiniciarei minhas postagens.
Agradeço de coração às pessoas que visitam o meu blog, deixando claro que esse espaço serve para fazer o melhor pela nossa terra e pelo nosso povo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mais dinheiro para Xapuri

A Prefeitura Municipal de Xapuri/AC está por receber o valor de R$ 300.000,00, referente ao Convênio n° 713308, firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Vale ressaltar, conforme demonstra o site do portal da transparência do Governo Federal que os valores ainda não foram liberados, no entanto, quando liberados, serão destinados à implatação de hortas comunitárias.

Obs. Clique sobre a imagem para visualizar melhor.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Valores repassados para a Prefeitura de Xapuri de Janeiro a Julho de 2010

Valores repassados para a Prefeitura Municipal de Xapuri através de Convênios, conforme informação do site:www.portaldatransparencia.gov.br



1. R$ 450.000,00, liberado no dia 01.07.2010 pelo Ministéri da Defesa.

Obs. Este convênio destina-se a aquisiçao de tratores agrícolas e equipamentos agroextrativistas.



2. R$ 280.000,00, liberado no dia 01.07.2010 pelo Ministério da Integração Nacional. Este convênio destina-se a pavimentação asfáltica de ruas, construção de meio-fio e sarjeta.



3. Construção de casa em alvenaria. Esse convênio no valor de R$ 196.400,00 foi firmado com o Ministério das Cidades.



Portanto amigos de Xapuri, não custa nada dar uma verificada na aplicação desses recursos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mendicância que não tem fim

Irmãos xapurienses, uma vez mais estamos às portas de uma nova eleição a nível federal e estadual.

No mês de outubro, estaremos indo às urnas para escolher quem irá nos representar nos dois níveis de governo. Escolher nossos representantes da forma correta é essencial para que tenhamos um País mais justo. Não adianta virar as costas e se eximir da responsabilidade, sob pena de sermos administrados por pessoas que não têm o mínimo de compromisso com nosso povo.

De agora em diante, as visitas serão constantes nas casas dos xapurienses. É bom aproveitar esse momento e quando aqueles candidatos que ganharam as eleições anteriores aparecerem, perguntar aos mesmos o que fizeram por nossa cidade.

Perguntar por que nossa cidade não recebe apoio nas áreas de educação, saúde, lazer, agricultura, transporte, enfim...

E para os que não se elegeram, mas que também retornaram, perguntar por que só agora lembraram de vocês.

Escrevi por diversas vezes que em Xapuri, nossos "políticos" não pensam prá frente, infelizmente só pensam prá trás, por isso que nossa cidade é asim.

Vamos continuar mendigando apoio de Deputado Estadual que nem em Xapuri vai, porque não temos força política para eleger nenhum.

Um município que não tem um Deputado Estadual não tem absolutamente nada. É um zero à esquerda. Não representa nada. Inúteis. Nós somos inúteis.

Vamos continuar mendigando apoio de quem não conhecemos. Isso é uma vergonha para um município que tem a história que o nosso tem.

Bom! Como não posso fazer nada, porque os políticos de Xapuri assim quiseram, ou seja, não lançaram nenhum candidato nato, o jeito que tem é votar nos aventureiros. Anular meu voto. Isso não faço nunca.

domingo, 20 de junho de 2010

RESPOSTA AO AMIGO LEITOR

Peço desculpas aos amigos do Blog por estar há vários dias sem postar. Como dito anteriormente, isso se dá ao fato de me encontrar em outra Unidade da Federação trabalhando, não me restando muito tempo para alimentar este espaço.

O amigo leitor perguntou o que eu achava do modelo de desenvolvimento extrativista sustentável implementado no Acre. Em hipótese nenhum sou contra, no entanto, temos sim que além de preservar, dar as condições mínimas de sobrevivência das populações locais.

O termo extrativismo designa toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem animal, vegetal ou mineral.

Também significa, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis.

Por modo sustentável se entende a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Assim, desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades.

O modelo de civilização e desenvolvimento no qual vivemos atualmente está longe de ser sustentável.

O Brasil começou como colônia extrativista de madeira, o pau-brasil (Caesalpinia echinata), atividade que persiste até hoje, sobretudo na Amazônia, de maneira ilegal.

Na Amazônia a pecuária é uma atividade essencialmente extrativista e não-sustentável, além de ser responsável por grande parte do desmatamento da floresta uma vez que o pasto, quando não mais sustenta o gado, é abandonado e nova área desmatada. Os nutrientes antes existentes na floresta foram reduzidos pelo fogo após sua derrubada e agregados ao solo, não sendo repostos após o gado pastá-lo.

Também a pesca, para ser uma atividade sustentável, requer o respeito ao defeso, época de reprodução na qual fica proibida.

Extrativismo, tanto animal quanto vegetal, quando bem feitos, podem ser sustentáveis, mas o extrativismo mineral é essencialmente não-sustentável, à exceção da água.

"Uma Reserva Extrativista (RESEX) está relacionada a uma área onde as questões ambientais e sociais são indissolúveis, "é uma área utilizada por populações locais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade".

“As Reservas Extrativistas são espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por populações tradicionais. Em tais áreas é possível materializar o desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental, com interesses sociais de melhoria de vida das populações que ali habitam.”

Para Xapuri, no meu ponto de vista, nossa economia tem condições de ir além do extrativismo. Temos uma fonte de renda excepcional e moderna, que é a questão histórica e o turismo.

Somos proprietários, podemos assim dizer, de dois fatos de grandes momentos históricos. O inicio da Revolução Acreana e a figura do ecologista Chico Mendes.

As rendas ou os projetos voltados para o segundo meio econômico - que poderíamos desenvolver com mais profissionalismo - fugiu da esfera de controle de Xapuri por pura falta de visão de todos os nossos administradores e passou a beneficiar, excluvisamente, a atual administração do Estado que usa o nome de Chico Mendes para projetos para o Acre, enquanto a cidade natal do líder sindical recebe apenas as migalhas.

Temos que fazer um projeto onde possamos reunir todos esses meios econômicos com o fim de dar maior fonte de renda para nosso município,consequentemente, melhoraremos a vida de nossos munícipes.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Um dia chegaremos lá


Estou há alguns dias sem poder escrever no meu blog, tendo em vista viagem a serviço que estou realizando.




Estou em Ariquemes/RO, um município localizado a 200km da Capital do Estado de Rondônia. Olho para a mesma e sonho, um dia, ver minha Xapuri com o padrão de desenvolvimento e qualidade que vejo aqui.


Não vou dizer que aqui é o paraíso, mas em termo de desenvolvimento, fica muito próximo ao céu.


A exemplo do que ocorreu com nosso município, com a decadência do extrativismo, Ariquemes quase foi ao fundo do poço. Ocorreu uma grande evasão de pessoas da cidade por falta de investimentos e os imóveis despencaram de preço.


A onda de imigrantes do sul do País no final do Século XX e o incentivo do Governo local na área agrícola fez com que o desenvolvimento retornasse.

Hoje a cidade tem um dos maiores Índice de Desenvolvimento Humano da Região Norte.

Tudo o que eu sonho na vida é ver minha cidade com a mesma qualidade.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dessa vez valeu

Na semana passada estive em Xapuri para a abertura do Campeonato Intermunicipal de Masters e me surpreendi.

As principais ruas da cidade limpa. Fiquei muito feliz. Pena que esse fato se deu pelo fato do Governado do Estado do Acre ter ido à nossa cidade, mas nem por isso, vou desmerecer o trabalho feito pela Prefeitura de Xapuri.

Em relação a abertura do Campeonato de Masters, também merecem nossos elogios.

Esperamos que agora a Prefeitura de Xapuri consiga iluminar nosso Estádio, vez que é um dos poucos que ainda continua sem iluminação no Acre.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL MASTERS

Começa amanhã, dia 29/05/2010, no Município de Xapuri ,o 1º Campeonato Intermunicipal Masters de Futebol, modalidade acima de 38 anos de idade.


Participam da competição as seleções de Xapuri, Brasiléia, Senador Guiomard e Plácido de Castro.


As rodadas serão sempre duplas e na sede de cada um das equipes participantes.


Em Xapuri amanhã teremos a abertura da competião com os seguintes jogos:



15h - Seleção de Senador Guiomard x Plácido de Castro


17h - Seleção de Xapuri x Seleção de Brasiléia


A organização espera o comparecimento do público local que terá a oportunidade de rever grandes jogadores do passado.


A Segunda rodada será no Município de Brasiléia/AC no dia 05/06/2010 onde ser enfrentarão:


Xapuri x Plácido de Castro


Brasiléia x Senador Guiomard.


A Terceira rodada será em Plácido de Castro onde se enfrentarão:


Senador Guiomard x Xapuri


Plácido de Castro x Brasiléia


A última rodada definirá o campeão, terceiro e quarto lugar e será realizada na cidade de Senador Guiomard/AC.


Este campeonato tem a grande vantagem de ser

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Essa é de doer na alma




Meus irmãos xapurienses essas fotos são realmente de doer na alma do xapuriense.
Ao lado uma mãe observa os filhos fazeream a limpeza de um túmulo de um ente querido.








Abaixo as condições em que o cemitério de Xapuri se encontra. Observe-se que essas fotos foram extraídas na data de ontem

Cadê o esporte III


Recordo-me muito bem que o Futebol de Campo em Xapuri se iniciava no dia do aniversário da cidade 22/03. Todos os atletas ficavam ansiosos por esse dia.
Em Xapuri já estamos no mês de maio e o futebol de campo até agora nada.
Gostaria de saber o que impede de ter iniciado o campeonato.
Gostaria de saber o que faz a Secretaria de Esportes de Xapuri.
Temos um Estádio maravilhoso e não é dada a mínima oportunidade de se praticar esporte em Xapuri. Afinal de contas o futebol é o único divertimento atual que tem o xapuriense.
Enquanto o campeonato não inicia estamos dando a chance de jovens enveredarem pelo lado das drogas.
O xapuriense gosta de futebol, pena que não ofereçam as condições para tal.



Enquanto isso a garotada do mutirão bate sua pelada.

Cadê nosso esporte II

Ginásio de Esportes Álvaro da Silva Mota. Este espaço poderia ser muito bem aproveitado pela Secretaria de Esportes de Xapuri, com projetos voltados para nossa juventude carente de esportes.

Meus irmãos xapurienses a situação do Ginásio de Esportes de Xapuri é deplorável.

Vejam as fotos a seguir e façam uma análise.










Fezes nos vestiários.





















Piso da quadra de jogo cheio de buracos.















































Crianças e adolescentes mesmo com tantas dificuldades se aventuram jogando, sendo um risco para própria saúde.







Vale esclarecer que os buracos não se restringem apenas aos mostrados nessa matéria, quem tiver alguma dúvida pode passar no Ginásio para conferir a quantidade.

Não se justifica em hipótese alguma o Ginásio se encontrar nessas condições há meses sem que nenhuma providência venha a ser tomada.

A Seleção de Xapuri de Futsal já chegou a ser campeã estadual de Futsal mesmo sem o apoio da Secretaria de Esportes local. Hoje, Xapuri não participa do campeonato estadual de Futsal porque o Ginásio local não oferece as condições necessárias.




Uma vergonha para o esporte xapuriense e para a Secretaria de Esportes de Xapuri.


Ginásio de Esporte é fator primordial para desviarmos nossos jovens das drogas. Infelizmente nada é feito pelo poder público local.

As imagens dizem tudo I

Meus amigos xapurienses a situação de nossa cidade é ca-la-mi-to-sa.

Para quem pensa que me faz bem falar mal de Xapuri está muito enganado, pelo contrário, me faz muito mal.









É triste falar da minha própria cidade, no entanto, são somente com estes gestos que podemos de alguma forma mexer com os brios de quem administra para tirar nossa cidade do fosso em que se encontra.

Estive na última quinta-feira em nosso município e não acreditei no que eu vi e para não dizerem que estou inventando mentiras, apresento às provas.

A foto acima foi extraída em dia de sol. É a Rua Doutor Batista de Moraes ou Rua da Casa de Chico Mendes, ao lado do Mercado Municipal. Vale observar que a mesma está sendo pavimentada de tijolos.






Esta foto é a mesma rua Doutor Batista de Moraes, em dia de chuva, em frente à residência do ex-Governado Jorge Kalume.














Esta foto é ao lado da casa de meu pai Hélio Rodrigues, Rua Sadala Kouri, onde as crianças se utilizam para se divirtirem jogando bola.












Esta é a mesma rua Sadala Kouri coberta de lixo.




















Esta é a rua do Juvenal Aquino. Pavimentada de barro.











Esta é a rua (caminho) ao lado do Ginásio de Esporte Álvaro Mota, pavimentada de barro.

















Esta rua não sei dizer o nome, procurei informações no local mas não me informaram, mas posso afirmar que fica localizada no Bairro Laranjal, por trás da Escola Rita Maia, próximo ao Bar do Antônio.








Para não me chamarem de injusto a Rua Doutor Batista de Moraes está sendo pavimentada de tijolos. As demais estão pavimentadas apenas por barro. Contra fotos não se tem argumentos.

Publico essas imagens com muito constrangimento, mas, infelizmente esse é o quadro que temos em Xapuri.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

E lá vamos nós.

Meus amigos a Copa do Mundo está chegando. A convocação foi feita na data de ontem e como todo brasileiro é um técnico, vou me dar o direito de também fazer minha análise.



A nossa defesa é muito boa, entendo que a convocação feita pelo Dunga nesse setor não deixa nada a desejar.



O nosso problema, acredito eu, está justamente no meio campo. Como muito bem diz a letra da música do skank "Uma partida de futebol" - o meio campo é o lugar dos craques, que vai levando o time todo pro ataque".



Nosso meio campo tem apenas um jogador de criação que é o Kaká. Os demais: Gilberto Silva, Kleberson, Elano, Josué, Julio Baptista, Ramires e Felipe Melo, nenhum desses são jogadores de criação de jogada. O criador de jogadas é aquele que organiza o time, que tem sempre uma jogada a mais que deixe os jogadores da frente em condições de marcar.



Por incrível que pareça, esse jogadores de criação, foram justamente os que o Dunga deixou na suplência: Ronaldinho Gaúcho e Ganso.



Acredito que o Brasil em um jogo em que tenha que mudar seu esquema tático no decorrer da partida não tem esse jogador, razão pela qual, acredito que não iremos muito longe na Copa do Mundo.



Todos nós temos conhecimento de que todas as equipes que enfrentam a Seleção Brasileira jogam retrancadas. E como faremos para sair das retrancas sem um jogador criativo, que tire de sua individualidade a solução para o problema?



Em relação ao ataque, tenho minhas dúvidas em relação ao Robinho. Todos sabemos que Robinho foi para a Europa e retornou porque não estava jogando absolutamente nada. Foi assim no Real Madrid e no Manchester City.



Quanto a não convocação do Adriano por sua irresponsabilidade junto ao Flamengo, acredito que foi a medida correta. O atleta deve servir de exemplo para todos. Qual seria a cara do Dunga de pregar tanto a disciplina e de repente levar o Adriano? Não teria jutificativa.



O bom disso tudo, como rubro-negro, é que o Imperador vai estar na Libertadores para nos ajudar.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cadê o esporte de Xapuri?




Os motivos que levam crianças e adolescentes a praticarem uma determinada atividade física e desportiva são muitos e a sociabilidade pode estar associada a esta escolha. A necessidade de pertencer a um grupo é muito forte na adolescência e isto pode ser um dos fatores primordiais para os jovens se envolverem com o esporte. Segundo Weinberg e Gould (2001), as crianças apreciam o esporte devido às oportunidades que o mesmo proporciona de estar com os amigos e fazer novas amizades. Para Tubino (2005), não há menor dúvida de que as atividades físicas e principalmente esportivas constituem-se num dos melhores meios de convivência humana.
É por meio dessa convivência que as muitas oportunidades de contato social são proporcionadas à criança, contribuindo para o seu desenvolvimento moral (FARINATTI, 1995; FONSECA, 2000). Portanto, estar com amigos, fazer parte de um grupo ou fazer novas amizades, tem um papel importante no desenvolvimento, tanto psicológico quanto moral e ético de crianças e jovens.
A amizade, a sociabilidade e a competência constituem normas que regulam a aceitação social e, constituem fatores para o desenvolvimento de competências fundamentais para que a criança e o adolescente possam ser oportunizados a um bom crescimento e adaptação à vida adulta. Segundo Papalia e Olds (2000), os motivos dos adolescentes parecem estar associados à melhora da saúde e à performance física, característicos da fase de busca de uma identidade e de uma afirmação nos grupos.
Em estudo realizado por Paim e Pereira (2004) com adolescentes de 11 a 18 anos de idade, participantes de clubes escolares de capoeira em escolas públicas de Santa Maria/RS verificou-se, através da análise de três categorias (competência desportiva, saúde e amizade/lazer) os motivos para a prática deste esporte. Para os autores, os motivos relacionam-se, primeiramente, à saúde; em segundo lugar, amizade/lazer e, em terceiro lugar, à competência desportiva. Em outro estudo, realizado por Juchem (2006) com tenistas brasileiros infanto-juvenis, constatou que na categoria "até 16 anos", a dimensão sociabilidade obteve valores significativos para que estes praticassem atividade física regular.
É preciso que professores e/ou treinadores tenham uma atenção especial a esta dimensão, pois é possível perceber, por meio de resultados de pesquisas, que o fato de estar com amigos, de fazer novas amizades, de participar de novos grupos sociais, pode ser associado a um dos motivos que levam os jovens à prática regular de atividade física e, também, pela busca de novos valores, tais como: o exercício da disciplina; agir seguindo regras, ter respeito e ética; ser responsável (SALDANHA, 2007).
A respeito do que foi dito, Bento (2004, p. 49) afirma que os valores do jogo não são apenas ensinados para terem "valimento no esporte, mas sim e essencialmente para vigorarem na vida, para lhe traçarem rumos, alargarem os horizontes e acrescentarem metas e meios de alcançá-las". Em outras palavras, podemos dizer que tais valores tomam a direção da concretização dos princípios que devem reger a educação de nossas crianças e jovens.
Segundo Juchem (2006), proporcionar a estas crianças e adolescentes um ambiente (escolar ou "clubístico") em que os contatos e os valores afetivos e sociais sejam oportunizados é de suma importância, podendo assim auxiliar na diminuição da pressão por resultados e pela competição exacerbada.




Em Xapuri as coisas ocorrem totalmente ao contrário do que os estudiosos pregam em relação ao esporte como meio de socialização. Não se vê um projeto efetuado pela Secretaria de Esportes de Xapuri, que vise a socialização da criança e adolescente.

Estamos no mês de maio/2010 e não se vê uma ativiade esportiva realizada pela Prefeitura de Xapuri. Temos um campo de futebol em perfeitas condições e um Ginásio Coberto hoje jogado às traças.

Infelizmente a administração municipal não tem pulso ou competência para cobrar de quem ocupa cargos de secretários ou assemelhados que dinamizem seus projetos.

Nâo fosse colaboradores de Xapuri como: Paraná, Airton, Agenor, Zeca da Emater (Vereador), Richeli, entre outros, talvez em Xapuri não existisse mais futebol.

Com respeito Senhor Prefeito, cobre alguma coisa de seus Secretários, eles são pagos para isso. Os rendimentos que os mesmos recebem mensalmente são frutos dos impostos pagos pelo povo.




















quinta-feira, 6 de maio de 2010

As mais belas imagens da década


Essas são as imagens mais lindas que já vi nos últimos tempos. Os corinthianos chorando. Chora que faz bem. É mengão na cabeça.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aos amigos






Aos amigos Corinthianos, vascaínos, tricolores, enfim... sintam-se ELIMINADOS.

A cultura não pode morrer



Lembro-me muito do tempo de criança em que me dirigia para a Praça em frente ao antigo Caçula-Bar para apreciar a Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho. A Semana da Pátria também me faz lembrar muito a nossa "bandinha".


Mas quando eu jogava pelos times de futebol de Xapuri, disputando partidas, me vem lembrança misturada a emoção da banda de música ao som de "Prá frente Brasil" ditar o ritmo do jogo. Era maravilhoso, emoção à flor da pele. Só quem viveu esse momento sabe decifrar.


A Banda de Música é um patrimônio xapuriense que pouco a pouco vai se acabando por pura inoperância dos administradores que passaram pela Prefeitura Municipal, com exceção de Edson Dantas, Ivonaldo Portela, Jorge Akel Hadad. Esses sabiam o valor que a banda de música tinha para a nossa cultura. Em suas épocas a banda de música tinha 25 (vinte e cinco) componentes em seus quadros, hoje, agoniza com 16 (dezesseis), sendo que destes, oitos já se encontram prestes a se aposentarem.


Cadê a nossa cultura? Vão deixar acabar? Não acham muito não estarem fazendo absolutamente nada e ainda por cima deixar acabar o que temos?


Caso essa vergonha, de deixar acabar a nossa bandinha, for concretizada, será um dos piores momentos culturais para a história de Xapuri. Saibam que música é cultura e ambas são meios de inclusão social.




Ser blogueiro não é fácil

Amigos xapurienses ser blogueiro não é tarefa fácil. Estou há alguns dias sem postar nada não é porque estou sem assunto, mas em razão de ter dedicado uns dias para estudos. Afinal de contas é vivendo e aprendendo.

Quero agradecer de todo o coração a todos que acessam o meu blog.

Dentro em breve estarei postando algo mais sobre nossa cidade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sem comentários

Blgo do Crica de 17/04/2010



Passagem pífia.



"A passagem do suplente de deputado Manoel Moraes (PSB) pela Assembleia Legislativa foi pífia, sem nada que se possa destacar como algo de expepcional nos seus 120 dias no cargo".



Comentário do bloguista Éden Mota:



Sinceramente esse é típico caso de quem não se prepara para uma vida política e quando assume o mesmo fica feito barata tonta sem saber o que fazer. Infelizmente Xapuri carece de alguém que o represente de forma eficaz, devidamente preparado.



As eleições estão próximas e muitos candidatos irão simplesmente garimpar nossos votos sendo que jamais irão nos representar na ALEAC. Isto mostra a falta de um líder político que nossa cidade tanto carece, bem como a falta de articulação política local.

Como sempre manifesto "quem não tem representante, não tem poder de barganha", consequentemente é um zero à esquerda no meio político.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O jovem e a bola

Esta semana me informaram que a Prefeitura Municipal de Xapuri, juntamente com as Prefeituras de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, estariam repassando certo valor em dinheiro – o qual não fui informado – para o clube de futebol denominado Alto Acre. Desta forma, seriam utilizados atletas desses municípios para comporem referida equipe.

A ideia seria interessante se a equipe do Alto Acre tivesse sua sede em Xapuri. Aliás isso seria o correto, porque temos estádio sendo que Brasiléia e Epitaciolândia não têm. Da forma que a coisa vai caminhando, quem está levando total vantagem em tudo são as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. E Xapuri “neca da pitibiriba”.

Nossa juventude, principalmente a esportista, está precisando é justamente disso. De incentivo, de aparecer para o cenário esportivo estadual e quiçá nacional. Quando adolescente, minha grande esperança era um dia participar de um campeonato estadual. Tenho certeza que os adolescentes de Xapuri não pensam diferente.

Não tenho dúvidas de que se Xapuri hoje tivesse governantes como Ivonaldo Portela da Costa ou Jorge Akel Hadad, teria um clube participando do futebol profissional. Ambos eram abnegados por futebol porque sabiam que era através do esporte que poderiam desviar nossos jovens das drogas como um todo. Dariam um jeito mas encontrariam patrocinadores. Vale ressaltar que Xapuri é uma marca a nível mundial e encontrar patrocínio para um clube local não é muito dificultoso, basta ter vontade.

Xapuri sempre foi um celeiro de grandes jogadores como: Zeca, Curica, Julinho, Mário Jorge, Ademir, Cardosinho, Mirim, Mário Mota, etc.. Por que então não temos um clube disputando o campeonato estadual?

A entrada de uma equipe xapuriense no campeonato estadual iria trazer uma série de benefícios tais como: maior circulação de pessoas provenientes de outras cidades em nosso município, conseqüentemente tal ato, geraria renda para os hotéis e restaurantes; o clube xapuriense iria receber um incentivo do governo estadual em torno de R$ 20.000,00, que serviria para pagar atletas jovens na sua maioria desempregados; busca dos jovens e adolescentes por esporte o que os afastaria das drogas; possibilidade de atleta local se destacar no cenário estadual ou nacional com condições de melhoria de vida, enfim.

O tempo passa e os objetivos são outros. Nossos jovens não estão mais interessados em simplesmente colocar uma bola no centro do gramado e correrem atrás, eles vêm o futebol como uma válvula de escape para um futuro mais promissor, que melhore suas condições de vida, para isso, temos que dar as condições necessárias e investir em nossa cidade, em nosso esporte e em nossos jovens em vez de ficar investindo em cidade dos outros.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

10 Alimentos Para Viver Mais


AVEIA
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.
ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).
AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.
CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).
MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.
PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).
SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).
TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.
VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.

Manga Com Leite é uma Combinação Fatal?


Após o café da manhã, acompanhado de um delicioso leite, vindo a poucos minutos do curral; ao ver um de seus netos com uma manga na mão, dizia nossa saudosa avó: – Manga com leite mata menino! Este ensinamento era apoiado por todos os habitantes da comunidade rural que vivíamos no interior de Minas Gerais, no início da década de 70.
Tínhamos medo não só de degustar a manga, mas também da temida “vara de marmelo” caso desobedecesse a nossa avó e, “sobrevivesse”. Mas de onde a comunidade adquiriu este “conhecimento”? É mito ou verdade? Vamos aos esclarecimentos.
Cultivada inicialmente pelos portugueses, através do trabalho dos escravos, esta fruta maravilhosa não poderia deixar de originar lendas. Algumas se mantém até hoje em certas regiões. As gerações mais velhas, com certeza, ainda conhecem o dito popular. “
A manga de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite, mata”. Quem nunca ouviu esta célebre frase? Pois saiba que esta história foi criada com a intenção de preservar a manga da fome dos escravos, pois alegavam que era fruta nobre, que deveria ser saboreada apenas pelos Senhores. Como durante o dia os escravos estavam trabalhando e não tinham tempo de roubá-la diziam que pela manhã e à tarde era boa, mas à noite, quando eles podiam pegá-las às escondidas, fazia mal.
A folclórica combinação leite e manga nasceu com a mesma finalidade. Leite, naquela época, havia em fartura nas fazendas e geralmente era distribuído aos escravos à noite. Nada melhor que amedrontá-los com a possibilidade de morrerem com a mistura dos dois para dissuadi-los a não se apoderarem dos frutos na única hora em que podiam fazê-lo.
Até hoje a força da crendice se manifesta, e há pessoas que evitam ingeri-las à noite, com medo de difícil digestão. São raros os que não dão bem com a manga e, no caso dos que abusam na quantidade, o povo recomenda que se beba três goles de água depois de comê-las.
Quanto à mistura com leite, a crença poderia ter-se extinguido à época da abolição ou quando as mangueiras começaram a se propagar pelo Brasil. No entanto muita gente ainda, acredita e segue à risca esses mitos do passado. Na verdade, antes de fazer mal, a combinação manga e leite faz é muito bem para a saúde, representando uma dupla altamente nutritiva.
Fonte: www.todafruta.com.br

Filhos de políticos nas escolas públicas


Como melhorar a educação? Obrigando presidente, governadores, prefeitos e parlamentares a testar o ensino público - com suas próprias crianças.
por Cristovam Buarque


Quanto custa estudar no Brasil? Depende. Se você estiver entre os 20% mais ricos da população, vai chegar ao fim de 20 anos de colégio e faculdade com uma formação de aproximadamente R$ 250 mil. Isso significa cerca de R$ 1 mil por mês. Nessa conta entram o dinheiro que você tira do próprio bolso para pagar as mensalidades e a contribuição que o governo faz (com investimento em universidades estatais e deduções de imposto). Agora, se você fizer parte dos outros 80%, sua educação receberá um investimento bem menor: o equivalente a R$ 116 por mês. Esse é o total gasto pelo país por aluno para manter as escolas públicas, onde não se passa muito tempo. Em média, essa parte da população completa só 5 anos de estudo formal, geralmente entre os 7 e os 11 anos de idade. Ou seja: enquanto ricos estudam em escolas de qualidade por um longo tempo, o resto estuda por pouco tempo em escolas ruins. Como senador, tenho um projeto que pretende amenizar essa desigualdade. Minha proposta é a de que políticos eleitos - vereadores, prefeitos, deputados, senadores e o presidente - fiquem obrigados a matricular seus filhos em escolas públicas. Caso contrário, perderão seu mandato. O projeto já foi apresentado e agora espera avaliação do Senado e da Câmara. No Brasil do passado, só classes com influência tinham vaga nas boas escolas públicas. Filhos de pobres não estudavam, ou frequentavam colégios particulares mantidos pela Igreja Católica, como seminários. Hoje filhos de eleitos estão entre os 20% mais ricos, em geral. E vão a colégios particulares. Em lugares como Reino Unido e Cingapura, políticos nem pensam em colocar os filhos em escolas particulares. Os eleitores não aceitariam essa escolha, porque ela significaria ignorar a boa qualidade das escolas públicas de lá. Se um político é descoberto matriculando o filho no ensino privado, acaba nos jornais. Tem de se desculpar publicamente e transferir a criança para uma instituição pública. Se políticos brasileiros tiverem de matricular os filhos em escolas públicas, elas receberão mais atenção dos governantes. O resultado será um ensino de qualidade para todos. E um país mais próximo dos princípios republicanos, com uma sociedade unida, sem divisão entre aristocracia e plebe. Há quem diga que essa obrigação fere a liberdade do político. Mas todo cidadão é livre para não ser candidato. Se ele opta pela vida pública, deve assumir obrigações. Esse seria só mais um de seus compromissos com os eleitores, com a nação e com a República.*Cristovam Buarque é professor de economia da Universidade de Brasília e senador pelo PDT/DF. Os artigos aqui publicados não representam necessariamente a opinião da SUPER.

Mulheres cheias de curvas dão "barato"


Segundo um estudo do Georgia Gwinnett College, nos EUA, olhar para mulheres curvilíneas proporciona o mesmo prazer que o consumo de álcool ou drogas, por exemplo. Isso acontece porque ambos ativam as regiões do cérebro responsáveis pelo senso de recompensa. O mais interessante – e que vai deixar as mulheres felizes – é que as curvas não tem nenhuma relação direta com o peso, desde que ele seja bem distribuído pelo corpo.


Fonte: Revista Superinteressante

Meninos eu vi

Meninos eu vi! É verdade! Eu não só vi, como também ouvi. Tenho certeza. Eu vi.


Recordo-me que me encontrava em Xapuri, próximo às eleições para prefeito, quando vi toda a cúpula estadual da atual administração dizer em um ato público que se o candidato deles ganhasse tudo iria mudar em Xapuri.


Prometeram mundos e fundos. Foram aplaudidos. A população se esperançou toda.


Integrantes da cúpula do governo, vendo a vaca ir para o brejo, se deslocaram para Xapuri para fazer campanha. Foi aquele alvoroço. Ganharam as eleições.


Sumiu todo mundo. Desapareceram. Como dizia o meu amigo Chico Silva "escafederam". Cadê as promessas de palanque?


Ano de eleição, ano de promessas. Tenho a certeza que vocês irão ver o que eu vi.



Meninos eu vi, vocês viram e voltarão a ver novamente. Acredite se quiser.