sexta-feira, 1 de julho de 2011

AGRADECIMENTOS

Agradeço imensamente os inúmeros emails recebidos em relação ao fechamento do meu blog.A pergunta mais frequente é que eu justifique os motivos pelos quais deixei de escrever.

Deixo claro a todos os xapurienses que não sofri qualquer tipo de constrangimento, mesmo porque como cidadão não aceitaria. Jamais deixarei de expressar o que acho de direito por qualquer motivo.

Momentaneamente estou me preparando para fazer alguns concursos públicos e isso me leva tempo, não podendo eu ficar muito antenado em pesquisas e as condições porque passa nossa cidade.

Todos sabem que meus relatos, todos, são justificados por documentos e fotos e no momento não estou com tempo disponível para tal.

Tenham a certeza que quando eu tiver uma folga bem melhor e isso vai ocorrer no ano vindouro, uma vez que pretendo dar uma estudada por um ano, voltarei a comentar a falta de cuidado que os homens públicos de Xapuri não têm com nossa cidade.



domingo, 19 de junho de 2011

DESPEDIDA

Há pouco mais de um ano inaugurei este blog. Nesse pouco espaço de tempo efetuei diversas publicações, onde, não nego, meu objetivo maior era mostrar o quanto que nossa cidade sofre por más administrações e principalmente, para mim, por falta de fiscalização do poder que é responsável para tal que é o legislativo municipal. Por ventura houvesse uma fiscalização séria por parte desse poder as coisas poderiam estar bem melhor.

De 1996 a 2011, conforme o Portal da Transparência demonstra, Xapuri recebeu só de Convênio do Governo Federal R$ 18.083.401,85, fora o Fundo de Participação dos Municípios, Rendas Próprias do Munícípios, dentre outras receitas tais como ICMs e convênios com o Governo do Estado do Acre. No meu entender, muito dinheiro para pouco benefício em Xapuri.

O povo de Xapuri mais do que eu - como dizem os críticos por eu não morar em Xapuri - sabem as condições em que nosso povo vive.

Quando as eleições se aproximam as demagogias voltam com força total. São ruas que devem ser pavimentadas, ramais que devem ser abertos, distribuição disso e daquilo. Passadas elas tudo volta a ser como era antes.

Não sou contra qualquer tipo de benefício feito em nossa cidade, pelo contrário é salutar e muito salutar, no entanto, eu pergunto por que todas essas obras e benefícios só chegam próximos às épocas eleitorais. A resposta todos sabem.

Todos os tipos de absurdos que publiquei neste blog foram documentados, nenhum por disse-me-disse, mas com fatos concretos. E como disse anteriormente, não retiro virgula nenhuma das críticas que fiz de Vereadores, prefeito, Deputado, etc.

Nesta data vou encerrar o meu blog na certeza de que fiz todo o possível para que um dia nosso povo abrisse a mente e para que principalmente nossa juventude tomasse as rédeas de nossa cidade

As únicas pessoas a quem peço desculpas nesse momento são aos blogueiros de Xapuri por talvez discordar de algum ponto, no entanto, nada que afete a nossa amizade.

Obrigado por tudo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Conhecimento atrapalha

Ontem recebi o telefonema do Vereador Ronaldo Ferraz o qual se encontra em Goiânia cuidando de sua saúde.

Segundo Ronaldo, levou ao plenário da Câmara a palestra que seria ofertada por mim ao Vereadores a qual seria ministrada por um amigo com o fim de dar conhecimento aos mesmos quanto às atribuições do cargo que exercem.

No entanto, os Vereadores de Xapuri por maioria não quiseram a palestra sob a justificativa de que eu queria fazer politicagem.

Esse fato cada vez mais demonstra o compromisso dos representantes do povo de Xapuri com a nossa cidade e com o próprio conhecimento deles.

Aliás, acredito que os mesmos não necessitam de conhecimento já que não fazem nada. Conhecimento nesse caso iria atrapalhar.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Perguntem ao Presidente

O ano era 2009, o mês era julho. Acompanhado do meu amigo particular Antonio Cosmo da Rocha, popularmente conhecido por Magão me dirigi à Câmara de Vereadores de Xapuri com o intuito de saber porque a mesma era tão inerte em meio a tantos problemas que Xapuri enfrentava como ainda enfrenta.

Ao chegar no local fui informado que a Câmara se encontrava de recesso e que apenas o Presidente se encontrava naquele recinto. Dirigi-me à sala do Presidente onde questionei quais os motivos que levavam a no mínimo não haver uma fiscalização por parte dos vereadores.

Após uma longa conversa com o Presidente e em busca de uma forma de ajudar aquela Casa, me prontifiquei a patrocinar uma palestra que seria dada através de um amigo, também bacharel em direito, acerca das prerrogativas constitucionais dirigidas para Vereadores sendo que todas as expensas dessa palestra tais como: hospedagem do palestrante e gasto com viagem, ficariam a meu cargo.

O presidente ficou de levar essa ideia aos Vereadores sendo que até hoje estou esperando uma resposta que pelo jeito nunca vai chegar.

FALANDO DE DIREITO

Vou iniciar um quadro neste blog denominando Falando de Direito, onde irei abordar alguns temas relacionados a essa área. Iniciarei com Direitos do Trabalhador.


No Brasil, os Direitos mínimos dos Trabahadores são garantidos pela Constituição Federal, pela Consolidação das Leis do Trabalho e por diversas outras leis.


É importante deestacar que os direitos que hoje estão garantidos nas leis brasileiras, conquistadas por meio de intensas lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, representam garantias mínimas para sua sobrevivência.


Os Direitos dos Trabalhadores são tão importantes, que parte deles consta na Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, bem como nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho e são referência para todas as pessoas do mundo, representando garantias mínimas de Direitos Humanos.


É muito importante que os trabalhadores conheçam seus dirieitos e lutem para que as garantias contidas na lei realmente sejam cumpridas. A seguir vamos falar um pouco sobre os direitos fundamentais dos trabalhadores.


DIREITOS BÁSICOS DOS TRABALHADORES


CARTEIRA DE TRABALHO.


É o documento de identidade e histórico da vida profissional do trabalhador.

Ela contribui para assegurar o futuro do trabalhador e seus dependentes, devendo ser conservada sem rasuras.

Nela deve ser anotada a data de admissão, data de saída, salário inicial, alterações de salário, pagamento do seguro desemprego e do PIS, férias, ocorrência de acidente de trabalho, dentre outros registros.

A carteira de trabalho pode ser obtida na Superintedência Regional do Trabalho e Emprego e em õrgãos conveniados como Prefeituras, SINE e Postos de Atendimento.

Para emissão da CTPS são necessárias duas fotos 3x4 e algum documento de identidade, como a própria carteira de identidade, CPF e título de eleitor.

O patrão (empregador) é obrigado a anotar o contrato de trabalho na carteira de trabalho do empregado até 48 horas apõs a contratação e logo em seguida devolvê-la.

A retenção da carteira de trabalho pelo empregador é considerado contravenção penal, prevista na lei n. 5553 de 1968, passível de pena de prisão e multa.

É importante o empregado ter conhecimento de que é possível trabalhar para mais de um empregador ao mesmo tempo, desde que não haja incompatibilidade de horário e,nesses casos, os dois contratos devem ser anotados na CTPS.

Quando o empregado for afastado da empresa por qualquer razão e o patrão (empregador) não registrar o encerramento (demissão) do contrato de trabalho na carteira de trabalho, não há qualquer impedimento para que o empregado seja admitido (contratado) por outra empresa, bem como para que o novo contrato de trabalho seja registrado na sua carteira de trabalho, antes mesmo de ser dado baixa no contrato anterior.


Na próxima oportunidade estaremos comentando sobre CONTRATO DE TRABALHO.

A VERDADE DÓI

Esta semana recebi o telefonema de vários colegas de Xapuri dando conta de que os Vereadores de Xapuri estariam preparando uma ação judicial contra a minha pessoa.



Em primeiro lugar quero deixar claro que esse tipo de ameaça não me intimida uma vez que estou exercendo o meu papel de cidadão e eleitor.



Fatos dessa natureza demonstram a falta de intelectualidade dos mesmos e despreparo para o exercício de um cargo político.



Jamais vou deixar de tecer críticas contra uma casa que representa o povo e que não faz absolutamente nada, a não ser seus componentes receberem os salários pagos pelo povo.



Neste blog, jamais teci critica pessoal contra qualquer deles, mesmo porque não me interessa a vida particular de cada um. Teci sim críticas contra a atuação dos mesmos e jamais irão me impedir de tais atos quando necessário.




O povo de Xapuri, mais do que ninguém sabe o quanto eles exercem seus papéis naquela Casa.



Portanto amigos, não temo esses tipos de ameaças. Exerçam seus papéis que eu não terei o menor problema de efetuar publicaçao de suas atuações.

terça-feira, 7 de junho de 2011

DESCULPA ESFARRAPADA

No artigo publicado pelo blogueiro Raimari Cardoso intitulada "Bira Vasconcelos - Estou fazendo meu papel em Xapuri" fui citado quando - o atual administrador de Xapuri - segundo o blog disse que eu transmiti uma mensagem de forma maldosa.



Deixo claro a todos os xapurienses que acompanham o meu blog que jamais em qualquer momento ou oportunidade irei lançar mão de qualquer ato inverídico e publicá-lo neste espaço. Caso alguém tenha alguma dúvida a respeito do que eu publiquei basta fazer uma consulta no Diário Oficial do Estado do Acre para constatar que o prefeito de Xapuri abriu uma licitação para contratação de empresa que locasse tendas para eventos.



Agora me vem o administrador municipal com essa desculpa esfarrapada de que isso é uma previsão de gasto. Esse tipo de justificativa engana àquelas pessoas que não têm conhecimento de nada e as pessoas mais esclarecidas sabem exatamente o que estou falando.



Outra desculpa que não cabe no imaginário de nenhuma pessoa de mínimo conhecimento é o fato do prefeito justificar que a previsão de gasto é de apenas R$ 50.000,00. Pergunto por que então não fazer um valor que se aproxime desse apontado e não o de mais de R$ 1.000.000,00. Desta forma chega-se ao absurdo de não mais acreditarmos nos atos administrativos publicados pela Prefeitura de Xapuri que diz uma alguma coisa, mas aquela coisa que foi dita não é verdade e a verdade é outra totalmente diferente.



A realidade é que essa justificativa só veio porque alguém reclamou e levou ao conhecimento do povo e não duvido nada que essa licitação seja concretizada. Vai caber agora aos vereadores de Xapuri e, principalmente a oposiçao de nossa cidade acompanharem esse processo.



Aproveito a oportunidade já que citei os vereadores de Xapuri, que também não tenho nada de pessoal contra qualquer um deles, apenas espero que se utilizem do direito que lhes foi dado para exercerem seu papel constitucional que é o de justamente fiscalizarem, independente de qualquer cor partidária, afinal de contas eles são nossos representantes e quando casos dessa natureza acontecem quem sofre é justamente o povo.



Deixo claro ainda, o fato do prefeito argumentar que eu não moro em Xapuri, portanto, pelo o que está exposto eu não teria direito de me manifestar por esse fato.



Acerca desse assunto, não só eu mas qualquer filho de Xapuri e principalmente cidadão têm o direito de dar sua opinião estejam onde estiverem. Jamais vou me calar vendo algo que vá de encontro aos anseios de nosso povo.



Vivemos hoje em um Estado Democrático de Direito e os administradores têm que tomar conhecimento disso.



Nunca recebi qualquer benefício proveniente de política partidária, não quero, não aceito e não preciso. Não sou quase nada, mas o pouco que não sou nunca me foi dado, mas sim conquistado pelos meus próprios esforços.



Tenho pena de muitas pessoas que são inteligentes e que infelizmente por necessitarem das migalhas provenientes das administrações seja por um cargo comissionado, seja por um emprego para um parente ou outro fato qualquer tenham muitas vezes que se calarem ou ler a cartilha que lhe é dada.



Os xapurienses de fibra têm que exigir respeito aos recursos públicos e essa força está em nossa juventude que é justamente para quem estamos dirigindo o futuro de nossa cidade.



Conclamo aos xapurienses de verdade que não abram mão do seu direito de reclamar quando necessário porque só assim teremos um mundo mais justo.















sábado, 21 de maio de 2011

Será mesmo?

Joscires Ângelo

Será mesmo?

Estive lendo a postagem ‘No caminho certo. Saúde municipal recebe elogio’ http://xapuriemdestaque.blogspot.com/2011/05/no-caminho-certo-saude-municipal-recebe.html do Blog Xapuri em Destaque que divulga as ações da atual administração. Na postagem são elencadas várias ações da Secretária Municipal de Saúde de Xapuri, que para os menos avisados dá a nítida interpretação que tudo está as mil maravilhas... Mas será mesmo?

Não sei se a saúde que é divulgada na reportagem é mesma que os xapurienses convivem cotidianamente. Porém, se for esse o caso algumas ponderações devem ser feitas. Como em Xapuri, não podemos contar com quem deveria fiscalizar já que 80% ou mais de nossos ‘Nobres Vereadores’ se tornaram omissos, boquinha de siri, nada vêem, escutam ou falam, resta-nos como usuários dos sistemas públicos e principais ou ainda únicos prejudicados tomar a iniciativa.

Não serei irresponsável como alguns críticos da administração e de autoridades xapurienses que só sabem criticar, e não conseguem ver que algumas situações realmente tem melhorado, mas concordar que tudo está no rumo certo aí já é demais pra mim.. Sinceramente.

Primeiramente, todos somos sabedores de que a saúde de Xapuri, assim como a do estado está capenga, quase no ‘leito de morte’, e se nesses últimos quase 2 anos e meio ela esteve de mal a pior, não será simples implantações de ações rotineiras que transformará, esse quadro. Se assim o fosse, seria muito fácil resolver o problema da saúde pública no Brasil.

Para quem realmente precisa de atendimento nos postos municipais, não encontra essa facilidade divulgada pelo organismo municipal. Desde a falta de médicos e medicamentos até a não realização de simples exames não são contemplados no sistema municipal. Prova disso, é que eu mesmo necessitei de uma baciloscopia de hanseníase que é um procedimento simples e que demora cerca de 10 minutos para saber o resultado e recebi a negativa da impossibilidade de realização no sistema municipal, deve ser esclarecido que o procedimento pode ser realizado até mesmo por um técnico.

Um dos grandes entraves e gargalos da saúde no município, ainda é o atendimento. A demora quando há atendimento é insuportável... Vá entender. As unidades de saúde nos bairros até pouco tempo não realizava atendimento médico todos os dias, como se para adoecer tivesse dia marcado.

Enfim, não é de se esperar que de acordo com o governo estadual que em avaliação recente chegou a grande constatação que acertou 99% nos seus primeiros 120 dias de mandato, os municípios sigam o exemplo e possam afirmar que tem igual acerto nos 870 dias de mandato.

Adoeçam e fiquem esperando somente pelo sistema público de saúde no nosso município e constatarão que o que reclamei aqui não é nem a ponta de um grande iceberg.

visite o blog www.xapurinews.blogspot.com

ESCLARECIMENTO

Quero agradecer imensamente a todas as pessoa que acessam este blog. Tenho a certeza absoluta que faço um trabalho de divulgação acerca do que acontece com nossa cidade de maneira honesta em uma linguagem acessível a qualquer pessoa e de qualquer nível de escolaridade.

Este blog não tem intenção nenhuma de denegrir a imagem "pessoal" de qualquer ser humano mesmo porque não me interessa.

Este espaço tem o objetivo de questionar as pessoas que assumiram um cargo público pelo voto direto e que muita das vezes não cumprem com suas obrigações institucionais e constitucionais.

Recebo muitos comentários que de alguma forma levam os questionamentos para o lado pessoal e em respeito aos leitores deste blog e, principalmente, as pessoas cujos comentários contra si são dirigidos não os publico.

Ressalto que muitos comentários não trazem o nome completo das pessoas que comenta, o que leva a entender que de alguma forma essas pessoas cujos nomes se encontram no anonimato, têm medo de expor suas opiniões por algum motivo que não cabe a mim julgar. Assim, somente publicarei comentários neste blog que tragam o nome completo do leitor como forma de preservar a imparcialidade deste espaço.

Deixo claro que nunca deixei de publicar qualquer comentário que fosse contrário ao meu pensamento em respeito ao leitor e ao comentarista, mesmo porque não sou o dono da verdade, no entanto, me considero - assim como todos os que comentam - peça de fundamental importância no mundo democrático, pois uma sociedade somente cresce com divergências de opiniões.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

EXPLIQUE QUE EU PUBLICO

Extraído do Diário Oficial do Estado do Acre n. 10.551, de 19 de maio de 2011.
TERMO DE HOMOLOGAÇÃO
LICITAÇÃO No. 015/2011 – MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
Em cumprimento ao art. 3o, art. 38, inciso VII, art. 43, inciso VI, da Lei
8.666/93, inclusive, com respeito ao disposto do artigo 37 da Constitui-
ção Federal, torna-se público o resultado da licitação em epígrafe.
OBJETO: Contratação de empresa para locação de tendas piramidal
com estrutura metálica, incluindo todas as despesas no translado, mon-
tagem e desmontagem, para melhoria da infraestrutura dos eventos re-
alizados pela Prefeitura de Xapuri, através da Secretaria Municipal de
Infraestrutura Urbana e Rural, no período de 12 (doze) meses.

O valor máximo da previsão de gastos pela Secretaria, nos lotes objeto deste Certame, é equivalente a R$ 1.243.000,00 (um milhão, duzentos e
quarenta e três mil reais).
Homologo a presente licitação.
Xapuri-Ac, 17 de Maio de 2011.
Francisco Ubiracy Machado de

COMENTÁRIO. Amigos xapurienses é verdade. A Prefeitura Municipal de Xapuri homologou uma licitação no valor de R$ 1.243.000,00 para locação de tendas piramidal com estrutura metálica pelo período de doze meses, quando ocorrer eventos em Xapuri.
Isso quer dizer que a empresa que ganhou essa licitação vai ganhar a bagatela mensal no valor de mais de R$ 100.000,00 acontecendo ou não evento.
Realmente a Prefeitura de Xapuri tem que fazer esse tipo de gasto, porque está sobrando dinheiro e desenvolvimento.
Para se ter uma ideia, os postos de saúde Xapuri tÊm nada mais, nada menos do que quinze médicos dando assistência; medicamento à pronta entrega e em casa; os ramais estão todos asfaltados; o índice de analfabetismo é zero; a ponte da Sibéria foi construída há uma semana; o índice de desemprego em Xapuri é zero; os comerciantes de Xapuri estão felizes pela quantidade de vendas; todos os moradores de Xapuri têm teto para morar...Isso é uma tremenda de uma vergonha.
Cabe aos super-vereadores de Xapuri pelo menos honrarem o voto e fazerem alguma coisa, já que não fazem absolutamente nada. Aliás a minha campanha vai ser retirar todos esses parasitas daquela Casa que é do povo e dar oportunidade aos nossos jovens. Honrem seus salários sugadores do dinheiro público.
Quanto à crítica espero que o Prefeito de Xapuri pelo menos explique à população o motivo de tamanho gasto, faço questão de publicar.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

FALA SÉRIO

Chagas Romão diz que PMDB fará nota repudiando comportamento de prefeito

O deputado Chagas Romão (PMDB) durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira, 10, comentou o caso que envolve o prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro (PT). O mesmo está sendo acusado de invadir o quarto de um hotel em Cruzeiro do Sul onde estavam hospedadas duas professoras da rede pública que participavam da convenção do PMDB Mulher. O parlamentar repudiou o comportamento do prefeito e disse que os deputados de seu partido se unirão para resolver o problema da melhor maneira possível.

“Vou falar com o deputado federal Flaviano Melo para fazer uma nota repudiando qualquer pessoa que queira impedir ou amedrontar as mulheres que fazem trabalhos não só no PMDB, mas em qualquer partido. Moramos num país democrático, isso é um absurdo, não aceitamos uma atitude como a desse prefeito”.

Para finalizar o oposicionista se solidarizou com as famílias do ramal da Judia que enfrentam uma ordem judicial de reintegração de posse. “Quero pedir que o governo se sensibilize e assegure a moradia dessas pessoas, eles estão sofrendo com este impasse”.

Matéria: Mircléia Matos
Foto: Odair Leal
Agência Aleac

Comentários: O Deputado Chagas Romão ao invés de lutar por melhores condições de vida da comunidade, fica perdendo seu tempo com "besteirol". Infelizmente essa é a qualidade dos representantes que elegemos.

Deveria estar ele preocupado como representante do povo e pela quantidade de votos que teve em Xapuri cobrar do Governo do Acre melhores condições de saúde para a população, melhoria de ramais, ajuda para o Prefeito de Xapuri fazer alguma coisa, dentre tantas outras prioridades que temos.

É um representante que Xapuri dá um monte de voto e não dá retorno nenhum para nossa cidade.


domingo, 15 de maio de 2011

O MITO DA CABEÇA DE BURRO

Raimari Cardoso.


O mito da cabeça de burro

DSC02143

Não há vivente por essas bandas que nunca tenha ouvido alguém afirmar que em Xapuri existe uma cabeça de burro enterrada em algum lugar. A expressão se assemelha a outra, que diz que a cidade anda em marcha à ré. Ambas, de tão antigas, viraram folclore, e são empregadas sempre que alguém quer protestar contra o fato de que a cidade natal de figuras como Armando Nogueira, Adib Jatene e Chico Mendes não evolui, não progride.

É quase unânime o pensamento de que pela importância midiática que possui, primeiramente pelo caráter histórico, por ser considerada o berço da revolução armada que foi o pontapé para o Acre se tornar brasileiro, e depois por ter sido o cenário de uma outra revolução, essa pacífica, que tornou mundialmente conhecida a luta dos povos da floresta, Xapuri deveria ser hoje o melhor lugar da Amazônia para se viver. . Leia mais no blog www.raimari.blogspot.com.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CHUPA QUE É DE UVA

Amigos xapurienses a luta é desleal.

Emprego na iniciativa privada é muito difícil porque a oferta é muito pequena e emprego público somente mediante concurso público.

Sabemos que estudar para um concurso público é muito difícil, requer tempo e sacrifício.

Porém há uma forma muito simples de se conseguir um cargo no governo, para tanto, basta ser parente de Deputado (clique em cima da imagem ao lado).

O valor pecuniário dessa nomeação (CEC-4), vai custar aos cofres do Estado a bagatela mensal de R$ 4.480,00. Enquanto isso o povão ganha com muito sacrifício um salário mínino.

Povão, passadas as eleições: "CHUPA QUE É DE UVA".


quinta-feira, 12 de maio de 2011

PARTILHA DE FREIO CEARENSE



Ontem infelizmente achamos a melhor partilha de freios do mundo e é fabricada no Ceará, no entanto, há de se ressaltar que a mesma foi colocada por intermédio do árbitro Sandro Meira Ricci.


Não fosse sua interferência o bonde não tinha sido parado.


Parabéns à carroça.


Futebol é isso aí.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Competência zero.

Chuva no molhado
O deputado Manoel Moraes (PSB) apresentou ontem projeto com sanções a quem cometer “bullying”. Ora, deputado, constranger ou agredir alguém, já são crimes previstos em lei.
Extraído do Blog do Crica.

Comentário.
Essa é demais. O Deputado Manoel Moraes tem que entender que ele não é Deputado Federal e sim estadual e ele não tem competência, como Deputado Estadual para criar um novo crime na esfera estadual.

Nobre Deputado ai vai o art. 22 da Constituição Federal mostrando que Vossa Excelência não tem competência para tal.

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;




sexta-feira, 6 de maio de 2011

CARNE DE SOL INDIGESTA

O mengão, campeão carioca de 2011, acostumado a comer bacalhau, na noite desta quinta-feira provou uma carne de sol indigesta e perdeu para os cearenses.


Com certeza na próxima semana, estaremos levando para Fortaleza uma bela feijoada para oferecer para os cearenses e dessa vez quem vai passar muito mal vai ser o clube nordestino.


Não tenho dúvidas nenhuma, mesmo com a derrota de ontem, de que na próxima semana estaremos comemorando a classificação, porque o bonde vai atropelar os cearenses.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CALADO POR RESPOSTA

Como cidadãos precisamos de resposta, no entanto, quando elas são difícieis de serem dadas temos três entendimentos: não se tem compromisso, não se tem resposta para dar ou simplesmente ignora-se o povo.



É dessa forma, que vejo a falta de resposta da assessoria de comunicação do Deputado Estadual Manoel Moraes de Sales a uma informação que ela mesmo nos trouxe.



Questionado por este blog o que o Deputado Manoel Moraes vinha fazendo em prol de nosso município, a assesoria do mesmo, na oportunidade, informou que o parlamentar vinha trabalhando em favor dos produtores rurais, no entanto, esqueceu de dizer especificamente o que o mesmo estava fazendo em prol dos produtores.

A assessoria me enviou um email, o qual publiquei neste blog, informando que iria me responder. Para quem acha que eu esqueci se enganou. Decorreram mais de trinta dias e a resposta ainda não chegou.



Deixo claro, que não tenho absolutamente nada pessoal contra qualquer pessoa, no entanto, a partir do momento em que ela se torna um representante de povo, temos que fazer questionamentos, sob pena de nossa comunidade ficar alheia a tudo o que se passa e sendo engolida por contos da carochinha.



Temos que criar uma sociedade questionadora, onde os resultados sejam demonstrados, cujo único objetivo é a melhoria das condições de vida de todos.



Uma vez que não se dá resposta a esses questionamentos, não está se deixando de atender um questionamento de um blogueiro, mas sim de toda uma sociedade que o elegeu, posto que muitas pessoas acessam diariamente esse blog.




Ainda vou esperar por mais dez dias a resposta da assessoria para que explique minuciosamente o que tem o Deputaod Manoel Moraes feito pelos produtores rurais de nosso Estado e de nosso município, uma vez que essa afirmativa foi daquela Assessoria.





segunda-feira, 2 de maio de 2011

NÓS JÁ SABÍAMOS.


Conforme editado na semana passada, tínhamos a certeza absoluta de que mais uma vez a máxima iria prevalecer e o título seria dirigido para a gávea através do Bonde sem freio.

Parabéns a nação rubro negra. Agora vamos em busca da Copa do Brasil.

OLHA O BONDE AI GENTE.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CLIENTE VIP


O flu não é mais um freguês, tornou-se cliente VIP do mengão.

domingo, 24 de abril de 2011

OLHA O BONDE DO MENGAO SEM FREIO


Cuidado com o bonde do mengão sem freio. Ele é perigoso. Ele atropela. Ele pega. Tenha muito cuidado antes de sair de casa.

ENFEITANDO A NAU VASCAÍNA


Desde logo vamos enfeitar a nau vascaína para não se perder tempo, afinal de contas ser vice é epecialidade deles. Até domingo na comemoração.

ADIOS GUERREIROS II


Os guerreiros sempre que vêm o manto sagrado entregam as armas. Dessa vez não foi diferente.

Agora vamos pegar o time que já é acostumado a eternamente vice. O resultado eu já sei qual é.

Vamos deixar de lado o campeonato carioca e cuidar da Copa do Brasil.

ADIOS GUERREIROS.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O FUTEBOL E A POLÍTICA


O que tem a ver o futebol com a política? Em princípio, nada, no entanto, algumas correlações me levam a escrever sobre tal tema.

Enquanto a política tem por fundamento a organização do Estado, busca por melhores condições sociais de vida ao povo, dignidade da pessoa humana dentre tantos outros, o futebol tem por objetivo maior, a conquista. Mas, no fundo são fundamentos diferentes com um mesmo objetivo, vez que a conquista, sempre foi e será o ponto de chegada de qualquer homem.

O interessante nisso tudo é que nós, torcedores e eleitores, nos colocamos de maneira diversa em relação aos dois temas.

Enquanto torcedores: xingamos, protestamos, opinamos, nos manifestamos, exigimos saída muitas vezes de um jogador, de um técnico, de um dirigente, viramos técnicos, chamamos a responsabilidade para nós. E o engraçado é que muitos se envolvem nessa discussão. Acima de tudo queremos profissionalismo e compromisso de todos aqueles que dirigem nossas agremiações, mesmo porque essa é a chave para o sucesso.

E eu pergunto: apesar da imensa paixão que temos por nossos clubes, que conquista maior essa tal paixão nos traz a não ser apenas satisfazer o nosso ego voltado tão somente para a conquista?

Em um paralelo com a política, nós cidadãos de um modo geral, não damos tanta importância a política desenvolvida em nosso País - que tem justamente o condão de trazer melhores condições de vida para todos – quanto damos ao futebol.

Infelizmente não exigimos, não protestamos, não manifestamos, não confrontamos alguém que tem o dever e a obrigação de trazer melhores condições de vida para nosso povo e é justamente por esse motivo que os amadores (políticos) sem qualquer tipo de comprometimento e profissionalismo continuar mandando e desmandando.

Alguns cidadãos ficam alheios, outros se escondem, outros têm medo e alguns poucos se sacrificam por toda a massa. Esses que reclamam, que exigem, que protestam são os chatos. E a retórica de quem é cobrado ainda convence os cidadãos de bem de que aqueles que criticam são um calo no pé e que por esse motivo não merecem credibilidade.

Nós, como cidadãos, temos sim, o direito de exigir, sejamos torcedores ou eleitoress, uma vez que nós buscamos sempre as conquistas. O que está faltando é coragem em todos nós de mudarmos essa página de amadoristas.

Estamos precisando da força da nossa sábia juventude xapuriense.

Nosso povo sempre se mostrou forte, vencedor. Nossos jovens xapurienses têm que tomar consciência que num futuro próximo serão eles que vão ter que assumir a administração do nosso município e o espírito de bravura tem que ser manifestado desde cedo, evidentemente dentro da legalidade.

Chegou a hora de mandarmos prá casa os parasitas que não se preocupam e não se manifestam a respeito dos problemas de nossa cidade,. Alguns por não terem conhecimento, outros por não terem capacidade e muitos por não terem compromisso.

Temos que deixar de ser mais torcedores e sermos mais cidadãos. E nada melhor de que essa consciência se iniciasse por nossa juventude antes que o árbitro desse o ponto final da partida.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grande Éden,

Lendo no seu blog, o saudável paralelo entre futebol e política, resolví escrever um comentário, como não consegui colocá-lo no próprio blog, segue abaixo, via email. Continue tornando públicas suas idéias e sugestões através do seu blog. Boa sorte,

Eduardo.

Cara, gostei desse texto, simples, mas, LADINO, (como diria meu avô Potiguar, lá do sertão do RN). Ótima comparação, o texto é um incentivo, uma idéia, um precedente altamente motivador, se lido, e levado literalmente ao pé da letra, afinal o que custa cobrar da classe política dirigente atual, mais ações, mais compromissos, mais seriedade e transparência, em benefício dos povos que os elegeram?...que afinal, somos todos nós!! Se essa cobrança, essas tomadas de posições, são praticamente espontâneas, no futebol, vamos fazer o mesmo com os políticos, de maneira ampla geral e irrestrita. Guardadas as devidas proporções históricas e geográficas, isso me lembra agora, me passa na cabeça nesse momento, a largada da luta pelos direitos civis americanos, nos idos de 1955, quando uma senhora chamada Rosa Parks, cansou de ser discriminada por ser negra e ter de ceder lugar a brancos num ônibus no Alabama. Para efeito informativo, o link abaixo tem um resumo dessa história.

http://www.infoescola.com/biografias/rosa-parks/

Talvez eu esteja exagerando com esse exemplo, mas isso não me incomoda, trazendo para mais perto da nossa era, vide exemplos de protestos e exigências que levaram mudanças na Tunísia e no Egito, e olha que lá as ditaduras eram violentíssimas.

Bem, aqui a coisa não é tão braba, mas há muito o que fazer e exigir. VAMOS COMEÇAR?

Eduardo de Souza.


terça-feira, 19 de abril de 2011

TEMOS O DIREITO DE EXIGIR

Para que depois não me venham críticas por eu ter pedido votos em Xapuri para o meu amigo particular Jamyl Asfury, quero deixar claro aos munícipes de nossa cidade, por termos tido 59 votos, todo o direito de também exigir do mesmo que olhe por nosso município.

Já tive uma conversa com o Deputado o qual se prontificou a ir a Xapuri com o objetivo de deixar à disposição do Prefeito de nossa cidade o mandato de maneira que venha a beneficiar o povo de nossa terra.

Quero deixar claro que este espaço é democrático e temos o direito de exigir de qualquer um candidato que foi a Xapuri e conseguiu votos. Não podemos em hipótese nenhuma nos calar. Temos que incomodar com o objetivo de melhorias para nossa cidade e isso cabe a cada um de nós, filhos de Xapuri.

domingo, 17 de abril de 2011

Sugestão

Sugiro aos amigos blogueiros de Xapuri - uma vez que não posso acompanhar as sessões - que acompanhem as sessões da Câmara Municipal de Xapuri, para ver a atuação dos edis daquela casa. Entendo que os nobres amigos têm suas ocupações mas fica uma sugestão interessante.

Hoje entrei no site do oaltoacre.com e fiquei satisfeito ao ver que o mesmo publica tudo o que foi tratado nas sessões realizadas nas Câmaras de Brasileia e Epitiolândia.

Tal sugestão tem por objetivo ver o que realmente os mesmos fazem por nossa população naquela Casa, uma vez que não temos notícia de nada.

Fica a sugestão aos amigos blogueiros.

sábado, 16 de abril de 2011

CRITICANDO COLEGA DE PROFISSÃO

Fiscais multam para aparecer, afirma Manoel Moraes


O deputado Manoel Moraes (PSB), que é do quadro de servidores do Ibama no Acre, disse que foi chefe de Fiscalização entre 2002 e 2005 e, neste período nunca foi lavrada uma multa porque há divergências na legislação. Segundo ele, tanto os fiscais do Ibama como do Imac costumam, às vezes, emitir multas com valores altos como forma de aparecer. “Não estão nem um pouco preocupados se o produtor pode perder suas terras, seus carros”, comentou. Moraes relatou que esteve no final de semana visitando o Alto Acre em companhia de diversos secretários de Estado e viu muita coisa boa acontecendo, mas que gostaria de usar seu tempo na tribuna falando de suas atividades junto ao setor madeireiro.

Ele comentou que os marceneiros foram uma das classes mais perseguidas e humilhadas no Estado pelos fiscais do Ibama e do Imac. “Por mais de cinco vezes eu me reuni com o Imac e o Ibama para encontrar uma solução”, disse Moraes, anunciando que o Imac deixará de emitir licenciamento para a instalação de marcenaria, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Indústria.

Outra preocupação dos marceneiros, segundo Manoel Moraes, era comprar madeira de plano de manejo, por isso, ele apresentou projeto de lei determinando que 2% de toda a madeira destes projetos sejam destinadas às marcenarias locais. Além disso, os marceneiros que trabalham em suas casas, nos fundos de quintais, têm problemas para obter licenciamento e que a Aleac tem poder para solucionar esse problema através de projeto de lei.

Manoel Moraes afirmou que perdeu muitos votos nas eleições passadas porque fiscais ambientais distribuíram multas nos municípios em que se concentra sua base eleitoral e disseram que a ordem partiu dele. Moraes ainda fez um apelo para que o governo do Estado interceda junto ao Ibama para mudar a superintendência.

Para finalizar, o deputado alertou que a audiência pública proposta pelo deputado Walter Prado para discutir as multas já aplicadas pode não dar resultados porque só uma lei pode modificar outra.

Obs. matéria extraída do site oaltoacre.com


COMENTÁRIOS: Para os fiscais e "colegas" do Deputado é um golpe baixo. Pergunto como pode um colega de profissão criticar um outro. Deveriam os fiscais serem criticados se por ventura estivessem cometendo algum ato ilícito, o que não ocorre no caso.

Concordo, plenamente, que a legislação ambiental é muito voraz com os pequenos produtores e agricultores ao cobrar multas exorbitantes, aliás isso já deveria ter sido revisto.

Esqueceu o Deputado que não cabe aos fiscais decidirem se multam ou não, caso esteja ocorrendo um crime ambiental, mesmo porque se assim não agirem estarão sendo omissos e por esse motivo, podem responder tanto uma ação penal, quanto uma processo administrativo.

Deveria o Deputado, ao contrário de ficar criticando os colegas de trabalho, começar a discutir junto com as entidades constituídas, bancada federal e estadual uma forma de mudar a legislação, porque ficar no blá-blá-blá, criticando sem mudar a lei não vai adiantar.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A SAÚDE EM XAPURI


Em Xapuri, Hospital atende em condições precárias

Qua, 06 de Abril de 2011 11:32

Ao atendimento aos pacientes no Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri, está comprometido e deixando a população insatisfeita.

A situação foi denunciada na sessão desta quarta-feira (6), pelo deputado Chagas Romão (PMDB), que esteve no último fina de semana visitando aquele município.

Durante discurso na tribuna da casa, o deputado disse que o clima de incerteza por conta da não nomeação definitiva do diretor daquela unidade de saúde, acaba por atingir o desempenho de toda a equipe no atendimento á população.

“A situação lá não é das melhores. Os servidores do hospital estão trabalhando com certa insatisfação, e isso gera demora nos atendimentos. Desde o inicio dessa gestão que os servidores aguardam a nomeação do diretor implantar o novo modelo de gestão”, disse o deputado.

O líder do governo na casa, deputado Moisés Diniz (PC do B), disse que o diretor que hoje ocupa o cargo está exercendo a função interinamente.

“Todos foram nomeados interinamente, mas eu reconheço que essa iterinidade trás um certo clime de insegurança”, disse o líder do governo.

Jairo Barbosa - jbjurua@gmail.com


Extrai esta notícia do AC24horas e cabem alguns comentários.

A falta de um administrador estável não é o motivo que faz com que a saúde de Xapuri não funcione bem, como a própria população tem conhecimento. Da forma como está colocada a questão até parece que o grande culpado é o administrador interino .Esssa é a típica conversa prá boi dormir.

Em verdade a saúde em Xapuri não funciona em primeiro lugar face o reduzidíssimo número de médicos; em segundo lugar pela falta de equipamentos e medicamentos e finalmente pela situação de penúria que se encontra o Hospital.

Meses atrás, eu, pessoalmente, fiz uma visita ao Hospital, coincidentemente em um dia em que chovia muito em Xapuri e encontrei aquela Unidade de Saúde totalmente alagada. Um funcionário da mesma chegou a comentar que era normal em dia de chuva aquilo acontecer.

O segundo comentário que quero tecer é o fato da Câmara Municipal de Xapuri não ter se manifestado sobre tal fato. Nunca vi qualquer ato nesse sentido por parte dos representantes municipais nos meios de comunicação do Estado.

E finalmente, não esqueçamos que o Senhor Manoel Moraes foi eleito para representar nossos munícipes e assim como os vereadores de Xapuri não vi qualquer manifestação na imprensa a respeito. Aliás, o Deputado tem até mais poder para reclamar dessa situação que propriamente os Vereadores de Xapuri. Vale ressaltar que o mesmo reside ao lado do Hospital.

Como diz Boris Casoy - Isto é uma vergonha.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Mira já está curtindo a Presença de Deus

Este é o momento mais difícil de se dirigir a alguém, principalmente aos familiares da Mira.

Não quero aqui apontar culpados, mas simplesmente dizer aos familiares da Mira que a mesma não vai mais estar entre nós, porém, com toda a certeza estará para sempre em um lugar muito especial que é ao lado do Criador.

Infelizmente nossas vidas são assim mesmo, nunca nos preparamos para as surpresas, principalmente essas.

Tem uma canção evangélica do Chagas Sobrinho que diz: "Eu louvarei ao Senhor na Alegria ou na Dor", onde a mesma diz que independente do que venha a acontecer tem um Deus do Céu olhando por todos nós.

Que a mira curta essa nova vida na presença de Deus... e que seus familiares confortem seus corações na certeza de que ela está ao lado do Pai e feliz da vida.


Foto extraída do Blog: Xapuri Agora

domingo, 3 de abril de 2011

NO POPULAR - ACRELANDIA ESTA FERRADA.

Delegacia de Acrelândia será revitalizada, diz Moisés

Sáb, 02 de Abril de 2011 18:26

O deputado Moisés Diniz (PCdoB), líder do governo na Aleac, disse que, em Acrelândia, existem 4 agentes de polícia civil e que, amanhã, 2, estará sendo lotado mais um agente no município.

Sobre a participação da PM na delegacia de polícia, informou que a Polícia Militar trabalha de forma integrada no mesmo prédio aonde atua a polícia civil.

O líder do governo informou ainda que, a partir do início da próxima semana, estará sendo iniciada uma reforma física na delegacia de Acrelândia.

“Nós reconhecemos que há uma deficiência de pessoal na Polícia Civil, mas, em breve, o governador Tião Viana anunciará boas notícias nessa área”, informou Diniz.

Ray Melo, de Rio Branco

A reportagem mostra o quanto as autoridades de nosso Estado estão preocupadas com a segurança. Vejam os senhores que, conforme afirma o Deputado Moisés, o município tem quatro agentes de polícia civil. Levando-se em consideração que toda Delegacia de Polícia tem plantão policial, fazendo um cálculo bem rápido, cada plantonista tem o direito de 72 horas de folga, no caso, só no plantão serão necessários quatro agentes de polícia, restando apenas dois para fazerem os trabalhos de investigação. Realmente, a lotação de mais dois policiais civis na cidade de Acrelândia vai resolver todo o problema que ali ocorre. Vou no popular - ACRELANDIA E O ACRE ESTÃO FERRADOS.

EXPLIQUEM-ME POR FAVOR.

Como todos sabemos, infelizmente, a nossa de Câmara de Vereadores e zero à esquerda é a mesma coisa, gostaria que o Presidente da mesma, informasse até para que seja publicado neste blog, uma vez que Xapuri tem sérios problemas em relação ao consumo de drogas ilícitas, o motivo pelo qual até hoje não foi criado em nosso Município o Conselho Municipal de Entorpecentes. Falta de competência, falta de vontade política ou desconhecimento, pergunto.


INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DO DEPUTADO MANOEL MORAES.

Realmente as informaçãoes são preliminares, fique certo que terá mais "espelho" da atuação parlamentar do deputado. Quanto a comissão não podemos concordar com sua opiniáo, embora a respeitemos,pois a comissão é de suma importancia e o deputado fará todo o trabalho que estiver ao alcance dele fazer.Quando voce diz que é a comissão que menos importancia se dar, nem por isso é a que tem menos valor. Uma pena que o trabalho legislativo de bastidores tenha valor inversamente proporcional a exposição desnessária das picuinhas politicas.Mas todavia esse assunto merece ser melhor discutido com o tempo adequado
Edem quero q saiba q estamos preparando um jornal para marcar os 100 dias de atuação parlamentar e fazemos questão de lhe entregar um em mãos enquanto poderemos tomar um cafezinho juntos, pois vejo que seu interesse pelo legislativo é justo e verdadeiro. Considero seus comentários pertinentes e quem sabe poderiamos conversar sobre tudo isso.
Ficamos certos de que na segunda eu preparo um release para voce e se for oportuno poderá publica-lo.

obrigada


Em 2 de abril de 2011 15:53, Eden Barros Mota Mota <edenmota@hotmail.com> escreveu:

Gina obrigado pelas informações preliminares. Entrei tanto no site que vc indicou bem como no blog do Deputado. Sinceramente, achei muito genérica sua informação de que o mesmo está desenvolvendo um trabalho fundamental para o homem do campo, infelizmente vc não apontou qual. Em relaçao a Comisssão de Legislação Agrária, Fomento, Agropecuária,industria e comércio, Ciencia e tecnologia e meio Ambiente do qual o Deputado faz parte, vou te dizer que é uma das que menos tem importância na ALEAC, senão a que ninguem dá muito valor, INFELIZMENTE, pq para um Estado como nosso que vive tão somente de renda pública a iniciativa privada seria uma grande solução, senão a melhor solução, no entanto, espero que o mesmo faça um bom trabalho à frente da mesma e realmente trabalhe por nossa cidade, pq de ladainha política já estamos cheios. Portanto minha querida, gostaria que vc me falasse com mais clareza até para publicacao no meu blog do que realmente ele está fazendo pelo homem do campo. Estou no aguardo de sua resposta para publicaçao.



--

sábado, 2 de abril de 2011

ALGUÉM SABE?

Alguém sabe o que o representante de Xapuri MANOEL MORAES está fazendo por nosso Município na Assemebléia Legislativa do Acre?. Prá não ser injusto e não falar besteira vou procurar saber junto a ALEAC. Por gentileza se alguém souber de alguma coisa informe. Busquei no BLOG do mesmo alguma informação e o mesmo se encontra em branco. Quero dizer que estamos de olho no que está sendo feito ou deixando de ser feito pelo representante que o povo de Xapuri elegeu. Merecendo elogios, elogiaremos, mas se merecer críticas vai receber do mesmo jeito.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

INCLUSÃO SOCIAL

Oportunidade é algo que jamais pode ser desperdiçada, principalmente quando se tem a possibilidade da mesma ser benéfica para nossas vidas.


No final do ano passado estive em Xapuri e fui até o Forró do meu amigo e irmão JUVENAL AQUINO. Chegando ao local encontrei em estado deplorável, pelo vício do álcool, o "Chocolate", peão de boiadeiro que findou fixando residência em nossa cidade.


Ante aquele fato nada agradável, ao retornar para Rio Branco, o trouxe e o internei na Casa de Recuperação APADEQ.


Infelizmente, passado pouco mais de uma semana que o mesmo se encontrava internado, recebi a informação dos diretores da APADEQ que o cliente o qual eu tinha apresentado para recuperação havia retornado para Xapuri.


Poucos dias depois, infelizmente, recebi a informação que o mesmo havia falecido. Infelizmente, nosso amigo "Chocolate" não aproveitou a oportunidade que a APADEQ lhe deu.


Fica no ar a seguinte pergunta: apesar de termos problemas com drogas lícitas e ilícitas há muito tempo, qual o motivo - isso especificamente em relaçao à Xapuri - que leva aos governantes a não terem criado até hoje em nossa cidade um programa de inclusão social para essas pessoas.


Entra administrador, sai administrador e problemas como esses, que mexem com a necessidade de ajuda por parte do poder público, bem como da própria população, fica ao "Deus dará". Nossa sociedade de um modo geral verifica tais problemas e em vez de tentar se sensibilizar para ajudar de alguma forma - mesmo que seja com palavras de incentivo -apenas critica o coitado do bêbado ou do viciado em droga.


O grande problema é que enquanto o problema é dos outros é melhor de ser resolvido. O problema é quando a situação se dá dentro de nossas casas.


Xapuri é uma cidade pequena, com um número muito reduzido de pessoas que têm problemas tanto com o álcool, quanto com as drogas ilícitas. Imagino que se fizesse um projeto voltado para a inclusão social dessas pessoas, ainda daria tempo de resgatarmos muita gente. Pena que as autoridades que dirigem nossa cidade não vêm isso com outros olhos.


A própria Secretaria de Cultura de nosso município vive em uma inércia total. Não faz absolutamente nada que incentive os jovens de nossa cidade.


O máximo que faz por ano é um campeonato municipal de futebol de campo e salão para adolescentes e adultos, onde poderia se fazer muito mais.


Trabalhar em cultura não é simplesmente trabalhar com futebol. Temos vários outras modalidades que podem ser executadas, no entanto, o que falta é criatividade e acima de tudo falta de vontade, atrelada à falta de capacidade.


Posso até estar enganado e espero que esteja, no entanto, nunca vi na lei de incentivo à cultura do Estado do Acre um projeto feito pela Secretaria de Cultura de nossa cidade. Vi sim particulares de Xapuri apresentarem projetos e serem aprovados, os quais parabenizo nesse momento.


Acaso nos esforçássemos um pouco mais, nossa realidade seria outra. No entanto, quanto não se tem força de vontade e disposição, tudo fica mais difícil.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Meu maior presente.

Com um pouco de atraso, mas o necessário para parabenizar minha terra natal, a mais bela, a mais formosa.

Uma pena que nossa cidade que tem mais de cem anos de existência ainda carece muito de ser bem administrada. Quando falo o verbo no presente, não necessariamente quero dizer que a atual administração é culpada de todos os erros os quais foram cometidos. Esses erros, vêm de longas datas, portanto, não podemos culpar A ou B, pela forma errada pela qual conduziram nosso município, mas colocamos a parcela em cada um deles.

Temos um nome e uma história e não sabemos nos utilizar disso. Tenho o maior orgulho de dizer que sou filho de Xapuri ou como muitos dizem da "Terra da Caxinguba". Sou mesmo. Amo minha terra. Amo meus irmãos conterrâneos. Como digo em meio a muitos, nascer em Xapuri é privilégio de poucos.

Ainda vou ter o prazer de ver minha cidade transformada na cidade histórica acreana e na capital mundial da ecologia.

Ainda vou ter o prazer de ver os jovens com o brilho da esperança no olhar com melhores e maiores oportunidades.

Ainda vou ter o prazer de ver nossos produtores rurais felizes pelas suas produções agrícolas.

Ainda vou ter o prazer de ver Xapuri sendo frequentada por centenas de pessoas, mesmo fora da época da festa de São Sebastião.

Ainda vou ter o prazer de ver nosso povo mais instruído, buscando e lutando cada vez mais pelos seus direitos.

Ainda vou ter o prazer de ver nossos jovens notarem que a hora de começarem a se dar valor tem que ser agora e não para um futuro próximo.

Ainda vou ter o prazer de ver filhos de Xapuri que assumem cargos nos governos darem mais valor pela nossa terra.

Um dia ainda vou ter o prazer de ver tudo isso e muito mais.

Feliz aniversário minha terra amada.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AMNÉSIA FUTEBOLÍSTICA

O meu conterrâneo e amigo particular, tricolor Raimari em seu blog comenta que devo sofre de amnésia futebolística. Evidente que não, no entanto, vale dizer que as derrotas do mengão são tão poucas que contasse nos dedos.

Infelizmente não posso falar o mesmo do clube para o qual o meu amigo torce. Senão vejamos:

Para quem não tem conhecimento o tricolor das laranjeiras já foi rebaixado em três, isso mesmo, vocë não leu errado três vezes:
1a. vez: Em 1996, o clube foi rebaixado para a segunda divisao devido a um escândalo envolvendo compra de árbitros e manipulacao de resultados, no entanto, em razão de uma virada de mesa o tricolor foi reconduzido para a serie A.
2a. Em 1997, porém, a licão nao foi apreendida e os mesmos erros voltaram a ser cometidos. O clube sofreu sua segunda queda seguida. Desta vez, caiu mesmo.
3a. Em 1998, o momento mais humilhante da historia do tricolor. O time foi rebaixado para a terceira divisao.


Uma coisa os tricolores podem bater no peito e dizer para a urubuzada: vocês jamais serão campeões brasileiros da série C.


O momento é da urubuzada. Todo mundo tem o direito de torcer e as gozações fazem parte do jogo, do contrário, que graça teria o futebol?


Saudaçóes rubro-negra para todos.



domingo, 27 de fevereiro de 2011

O BONDE DO FLAMENGO SEM FREIO


Parabéns. Aos críticos a resposta de R10 veio em grande estilo. Como apenas os grandes craques sabem fazer.

Dezenove títulos na Taça Guanabará. O mengão nesta tarde mostrou que perder para time sem expressão não é sua sua especialidade.

O bonde do mengão está nas ruas. Cuidado que ele pode te atropelar.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Especialidade tricolor


Torcedor do fluminense chorando mais uma decepção, o que já é normal em sua longa trajetória. Aliás, perder para time de menor expressividade é uma das especialidades do flu. Adios taça guanabara.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

BOA NOTICIA PARA OS DESPORTISTAS XAPURIENSES

Conforme informa o portal da transparência do Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Xapuri através do Convênio n. 705632, firmado com o Ministério do Esporte, recebeu no último dia 11.01.2011, o valor de R$ 195.000,00 para implantação e modernização da infra-estrutura esportiva.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Olha o mico.



O Corinthians já iniciou pagando o maior mico do ano, ficou fora da pré-libertadores.
A CBF aliás deveria baixar uma norma pela qual proibisse clubes de 2ª divisão como: vasco, palmeiras, botafogo, corinthians, entre outros, e fluminense - ressaltando que o último é da terceirona - de nos representar internacionalmente. Desta forma, nós brasileiros, não passaríamos por esses micos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ainda iremos aprender.

Esta semana me perguntei porque os municípios do Vale do Juruá têm melhor estrutura de cidade do que os do Vale do Acre.





Pensei, repensei, voltei a pensar e cheguei a seguinte conclusão.





Ora, enquanto municípios como Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Capixaba, Plácido de Castro e Epitaciolândia, especificamente os que compõe o que eu chamo de minha região se preocupam em jogar todo um trabalho eleitoral em cima de um nome para Deputado Estadual, Cruzeiro do Sul, se preocupa em eleger Deputados Federais.



Ora, afinal de contas quem faz emenda no orçamento da União para o deslocamento de verbas para os municípios são exatamente os Deputados Federais.


Para se ter uma ideia, no orçamento da União de 2011, cada Deputado Federal e Senador poderiam apresentar, individualmente, até o máximo de 25 emendas no orçamento da União, desde que esse valor não ultrapassasse o montante de R$ 13.000.000,00. E para onde vai a maioria desses recursos? Acertou. Como a maioria dos Deputados Federais são de Cruzeiro do Sul, nada mais justo do que os mesmos destinarem esses recursos para aquelas bandas e mandarem as migalhinhas que justificam seus pedidos de votos para nossas bandas.


Em 2010, Cruzeiro do Sul recebeu apenas de convênios o montante de R$ 84.575.581,59, enquanto juntos: Xapuri, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Brasileia, Plácido de Castro e Assis Brasil R$ 87.000,000,00. Aí está a diferença.





Está na hora do Vale do Acre e aí incluo somente: Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro se unirem e fazerem o mesmo sob pena de ficarem pedindo esmolas o resto das vidas, vendo o Vale do Juruá desenvolver e nós, que temos estrada nas nossas portas passando por sérios problemas.




Afinal de contas, por que damos tanto valor para a candidatura de um Deputado Estadual que não traz nenhum benefício para nossa cidade? Na realidade, a valorização deveria ser contrária, o voto do Deputado Federal ser mais importante, pois além de trazer recursos, votam as leis federais que condicionam toda a nação, mas infelizmente isso não ocorre.


Não quero com isso dizer que um Deputado Estadual não é importante. Claro que é, mas não tão importante assim que se justifique uma corrida desesperada de votos para o mesmo.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Parabéns

Ano passado, sob o título "Xapuri e a falta de criatividade" - a qual pode ser constatada no próprio blog -, fiz críticas a respeito da falta de profissionalismo quanto à festa do Padroeiro Xapuriense.

Sob nenhum pretexto, quero insinuar que as críticas feitas foram ouvidas, mas uma coisa posso garantir: foi a melhor festa do padroeiro de todos os tempos.

Neste blog, sempre costumo levantar críticas quanto a forma como vem sendo administrada nossa cidade, desde que a sua atuação não esteja condizente com o que nós, xapurienses, esperamos. Aliás, as críticas fazem parte da democracia e são justamente através delas que ficamos alertas ao que de fato está acontecendo.

Pois da mesma forma que faço as críticas, quero, em relação aos festejos de São Sebastião parabenizar todas as entidades envolvidas na elaboração da mesma: Prefeitura Municipal de Xapuri, Governo do Estado do Acre, Igreja, enfim, todas aquelas entidades que colaboraram para o resgate de uma das maiores festas religiosas do Acre.

Desta vez eu garanto que quem não foi, infelizmente perdeu e esperamos que no próximo ano, seja muito melhor do que a deste ano.